5 Plantas que purificam o ar em ambientes fechados

Planejar é a palavra-chave para quem quer harmonizar e utilizar os benefícios das plantas em ambientes fechados. Seja uma área comercial ou residencial, conhecer o espaço e a necessidade de cada ambiente é fundamental para incluir plantas na decoração.

Contudo saber o que priorizar nem sempre é uma tarefa fácil, seja pela dúvida de escolher diante de tantas opções de plantas que purificam o ar e trazem benefícios em ambientes fechados. Ou pela quantidade de itens de jardim disponíveis no mercado. E até mesmo pela dificuldade de organizar e investir na decoração de cada ambiente.

Confira algumas dicas que preparamos para você, depois é só escolher o ambiente e deixar tudo do seu jeito!

Qual a importância de conhecer a necessidade de cada ambiente: decoração em ambientes residenciais e comerciais – Cor, luz, mobiliário e ação!

Imagine uma tela em branco.

A cor inspira e transforma o ambiente, dá vida ao espaço e interfere inclusive no comportamento dos convidados e moradores.

A iluminação, assim como a cor, faz toda a diferença no ambiente e priorizar os pontos de destaque é fundamental para que independente do período do dia (manhã, tarde e noite), o ambiente tenha uma iluminação adequada.

Já a escolha e disposição dos móveis determina os fluxos de passagem, facilitando a circulação do espaço. Por isso a importância de avaliar o tamanho (escala) do mobiliário, para evitar arrependimentos, deve receber uma atenção especial.

 

A decoração parte de uma tela em branco para trazer sentido ao espaço. Tornando o ambiente funcional e agradável aos moradores, resgatando memórias e trazendo novas experiências de convivência que serão inesquecíveis.

Invista na decoração verde – Plantas que purificam o ar em ambientes fechados

Para quem mora em grandes cidades, como São Paulo, por exemplo, sabe o quanto a poluição pode afetar nossa saúde.

Seja pelo barulho de obras, música alta, resultando em um stress sonoro (poluição sonora). Pela poluição visual, devido ao próprio crescimento das cidades, e talvez a mais famosa, a poluição atmosférica, advinda da queima de combustíveis fósseis.

De acordo com uma pesquisa feita pela Nasa, cultivar plantas dentro de ambientes residenciais ou comerciais, melhora a saúde dos moradores e dos colaboradores da empresa.

A pesquisa reportou que as raízes das plantas e os micro-organismos presentes na própria terra, se alimentam dos compostos orgânicos voláteis, melhorando a qualidade do ar no ambiente.

E não pense que basta colocar uma porção de terra no meio da sala e tudo estará resolvido! Pois os micro-organismos presentes na terra variam de acordo com a espécie vegetal escolhida. Ou seja, a combinação da terra com a planta impacta no resultado, na neutralização e melhoria do ar.

Talvez com um olhar mais técnico podemos dizer que cada planta tem um sistema radicular, que permite a proliferação de determinado tipo de micro-organismo. Por isso, o ideal é incluir várias espécies vegetais que purificam o ar em ambientes fechados!

O que uma planta pode fazer por você hoje?

  1. Melhorar a qualidade do seu sono.
  2. Auxílio no combate a dor de cabeça.
  3. Talvez prefira um umidificador natural.

Seja qual for sua intenção, incluir plantas no ambiente contribui na sensação de bem-estar, auxiliam no alívio do stress, uma vez reduzem a pressão sanguínea. Além de harmonizar o ambiente.

Que tal incluir gérberas e margaridas, que liberam oxigênio no período noturno. São ótimas opções de plantas que purificam o ar em ambientes fechados, como o quarto.

Outra sugestão é aromatizar o ambiente com óleo essencial de lavanda (Lavandula angustifólia). A lavanda tem alto poder relaxante, é um aliado e tanto para aqueles dias de muita tensão.

Passar horas do seu dia respirando um ar contaminado, aumenta a chance de dores de cabeça, diminuindo a frequência vibratória das ondas cerebrais. Uma sugestão é incluir eucalipto e hortelã pimenta no ambiente.

Um aromatizador de ambiente composto por esses óleos essências, também é uma ótima sugestão para ambientes totalmente fechados e sem nenhuma ventilação.

É importante avaliar a possibilidade do cultivo e manutenção das plantas dentro de um ambiente fechado. As plantas purificam o ar em ambientes fechados, contudo elas precisam de um ambiente iluminado, ventilado e cuidados com relação a água e adubação.

A hera é outra planta ideal para purificar e umidificar o ar. Essas plantas filtram o ar, absorvendo compostos orgânicos voláteis (VOC), como benzeno, formaldeído e tricloetileno.

Plantas que purificam o ar em ambientes fechados

1. Uma boa opção, quase que indispensável, tanto para casa quanto para o escritório é a espada de São Jorge (Sansevieria trifasciata), essa planta é capaz de neutralizar alguns compostos orgânicos voláteis liberados pelo cigarro. É uma ótima opção para ambientes internos, e de fácil manutenção.

2. A dracena (Dracaena fragans Massangeana) é capaz de eliminar o formaldeído contidos em solventes, que são encontrados geralmente em produtos de limpeza.

3. O crisântemo (Chrysanthemum hybrid), também é uma ótima opção para colorir o ambiente com suas flores. Também filtram os compostos orgânicos voláteis do ar.

4. Hera inglesa (Hedera helix), neutraliza compostos como benzeno, tolueno, xileno, tricloroetileno e formaldeído. Planta pendente e pode ser utilizada em lavabos, estantes e jardins verticais.

5. Lírio da paz (Spathiphyllum wallisii) é outra planta que não pode faltar. Tanto folhas quanto flores são lindas são vistosas e harmonizam o ambiente. Essas plantas são capazes de filtrar todos os compostos orgânicos voláteis.

Aproveite para trazer a beleza e funcionalidade de cada planta para o seu ambiente.

Plantas que purificam o ar

Por onde começar e o que priorizar na decoração da sua casa?

Comece colocando todas as ideias no papel.

Faça um esboço com desenhos, tamanhos (em escala) e distribuição dos objetos ou registros fotográficos para lembrar do espaço.

Esse primeiro passo é essencial principalmente na hora das compras e uma ótima solução para organizar as ideias.

Este é o momento ideal para incluir

Inclua também folhagens, flores e sementes como itens de decoração do ambiente escolhido.

Pode ser um jardim vertical, que é ideal para pequenos espaços ou arranjos florais de mesa para tornar o ambiente mais colorido e alegre.

Plantas são ótimas opções para dividir ou isolar ambientes, proporcionando áreas mais intimistas.

Leia:

A natureza traz aconchego, deixa o ambiente mais leve e pode uma opção de decoração com custo mais baixo.

Quer se inspirar?

Se você quer aproveitar e conferir a importância da decoração, tendências e novidades da área, vale conferir a Casa Cor – mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das américas.

A exposição percorre algumas cidades do Brasil, como São Paulo e Curitiba e reúne trabalhos de renomados profissionais na área.

Tenho certeza que ideias não irão faltar para decorar e incluir plantas que purificam o ar em ambientes internos!

Gostou do nosso artigo?

Aproveite e assine nossa newsletter para receber as novidades do blog!

Rolar para cima
Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência em nosso site. Ao continuar, você concorda com o uso de cookies.
Ok