Telefone / WhatsApp: (11) 95685-1307
Aprenda como fazer arranjos de flores naturais para mesas e decore qualquer ambiente

Aprenda como fazer arranjos de flores naturais para mesas e decore qualquer ambiente

Utilizados em eventos, em decoração de ambientes comerciais e residenciais, os arranjos de flores naturais para mesas são montados com uma seleção de flores de corte e folhagens, que podem ser naturais ou artificiais e facilitam a sua vida na hora de fazer o paisagismo de jardim na sua casa.

Que tal, então, aproveitar as nossas dicas de como fazer lindos arranjos florais para mesas e decorar a sua casa, trabalho ou até mesmo presentear alguém?

Veja o que você encontrará neste artigo:

  • Entenda o que é flor de corte;
  • Como conservar flores naturais – quais flores duram e tendem a ser mais resistentes;
  • Confira dicas de como fazer arranjos de flores naturais para mesas;
  • Sugestões de nomes de flores de corte para seus arranjos florais;
  • Qual é a flor ideal para utilizar em cada estação do ano;
  • Pesquisa de preços de flores de corte naturais;
  • Uma linda iniciativa em que voluntários fazem e entregam arranjos de flores naturais para presentear pessoas especiais.

O que é flor de corte?

O que é flor de corte

Nada se compara à energia e ao encanto das flores naturais. Há no mercado diversas flores e folhagens que dão charme ao ambiente, além de durarem por mais tempo.

As flores naturais podem ter durabilidade de dias ou até semanas, variando de acordo com a espécie, condição climática e tipo de arranjo floral.

Chamamos de flor de corte, aquelas em que as raízes (fundamentais para a estrutura e o crescimento da planta) foram retiradas, restando apenas o caule e as folhas, flores ou frutos.

São plantas utilizadas com finalidade mais decorativa e estética.

Muitas vezes, o caule e as folhas são retirados ou reduzidos para melhor manuseio e transporte.

Geralmente, essas flores são mais vistosas e têm preço final maior. Isso se deve, entre outras coisas, ao fato de que durante o processo de crescimento da planta, há um controle maior de pragas e doenças, temperatura, quantidade de água e demais aspectos controlados por máquinas automatizadas, resultando, na maioria das vezes, em um custo mais elevado. Que é repassado para quem vai comprar.

Há também uma preocupação maior com a estética da flor, que é o foco principal para a venda, e geralmente é necessário aplicar aditivos químicos para o controle e o desenvolvimento da planta.

Devido a todo esse cuidado, muitas vezes, a flor torna-se mais sensível e suscetível às intempéries.

Por esse motivo, é recomendável comprar esse tipo de planta para a utilização em eventos ou ocasiões em que o aspecto visual seja importante e a durabilidade não seja fundamental (se comparada a uma flor em vaso, por exemplo).

Vale ressaltar alguns cuidados que nos ajudam a preservar os arranjos de flores naturais para mesas e podem ser utilizados em ambientes residenciais e comerciais.

 

Como conservar flores naturais

  • Cortar o caule na diagonal, aumentando, assim, a área de contato (região do corte, localizada no caule), (Figura 3) e ajudando a planta a absorver maior quantidade de água. Corte de forma firme e precisa, sem mastigar o caule;

Como conservar flores naturais

  • Priorize a montagem dos arranjos de flores naturais em horários do dia com temperatura mais amena, logo pela manhã, por exemplo. É uma forma de preservar a planta.
  • Evite manuseios excessivos, pois, além de delicadas, como foram retiradas de seu habitat natural, as flores de corte tornam-se mais sensíveis.
  • Retirar as folhas acelera a abertura das flores. Se a intenção é que as flores abram o quanto antes, essa dica ajuda em muitos casos! Vale lembrar que estamos lidando com a natureza – que é vida – então, todo o cuidado é necessário para não estragar o trabalho e até mesmo a própria planta.
  • Evite deixar as folhas caídas sobre a água, pois favorecem o apodrecimento das flores.
  • Para as flores durarem por mais tempo, utilize vinagre branco ou água sanitária. Para 1 litro de água, adicione 1 colher de chá de água sanitária ou 1 colher de chá de vinagre.

 

Dicas de como fazer arranjos de flores naturais para mesas

Materiais

Tesouras de poda são ideais para montar os arranjos florais. As tesouras comuns podem machucar as plantas, expondo a região da poda à proliferação de doenças.

Para criar uma base para os arranjos de flores para mesas, podemos utilizar espuma floral (Figura 5), fita elástica com a função de envolver as flores como um buquê e dar sustentação (sem esmagar o caule), ou hanadomê (muito utilizado em arranjo ikebana) (Figura 6), utilizado para fixar a flor de corte.

Os tubetes (Figura 7) também são utilizados para os arranjos de flores naturais (por exemplo: arranjo de orquídeas e galhos secos), uma vez que possibilita colocar água somente nas espécies vegetais desejadas. Esses tipos de materiais são muito úteis para montar arranjos de flores naturais para mesas, pois dão estrutura para as flores e auxiliam na montagem.

Dicas de como fazer arranjos florais para mesas

Recipientes

Vasos, latas, garrafas, jarras ou copos. Todos os recipientes devem ser higienizados antes de colocar o arranjo floral, evitando, assim, que eventuais sujeiras o comprometam.

Observe o tipo de material a ser utilizado. Recipientes de ferro com o decorrer do tempo e em contato direto com água, podem oxidar.

Geralmente, utilizam-se recipientes de vidro, que possibilitam o contato direto com a água.

Cuidados com a água

Manter a água limpa é fundamental. Ela também não deve ser utilizada para completar os vasos, algo que frequentemente observamos.

Em arranjos de flores naturais para mesas, quanto mais água colocarmos, mais rápido a planta morrerá. Isso porque a planta já saiu do seu local de origem, ou seja, não possui terra e raízes para absorver água e nutrientes.

Portanto muita quantidade de água neste momento, só acelerará o apodrecimento da planta, causando odor malcheiroso e estragando todo o arranjo de flores.

Neste caso, a melhor opção é preencher com água até o início do caule (cerca de 2 cm) (Figura 8). Em casos em que há comprimentos diferentes de caule, o de menor comprimento servirá de referência para os demais. Assim, todas as flores e folhagens ficarão em contato com a água (Figura 9).

Cuidados com a água

Ambiente

Evite deixar o arranjo de flores naturais próximo às frutas.

Durante o processo de amadurecimento dos frutos, ocorre a emissão de gás etileno, que poderá auxiliar no envelhecimento das plantas.

Por não apresentarem condições de cultivo prolongado, também é importante evitar vento e excesso de sol. Por isso, se a intenção é deixar os arranjos de flores ao ar livre, se possível, coloque-os mais próximo do início do evento.

Em dias muito quentes e secos, algumas lojas especializadas em flores borrifam água no entorno do arranjo. É importante tomar cuidado para não estragá-los com o acúmulo de água nas pétalas. O excesso de água também cria um ambiente propício para doenças.

 

Como fazer arranjos de flores naturais para mesas

Com certeza você já visitou algum lugar com lindos arranjos florais para mesas e imaginou como sua casa ficaria incrível com aquela decoração. Melhor ainda se os arranjos forem elaborados com flores naturais, aproveitando a beleza de cada flor, na época do ano mais apropriada.

Qual é a melhor época do ano e quais plantas são ideais para decorar tanto um ambiente residencial, como um ambiente comercial?

Optar pelas espécies da estação é uma excelente forma de garantir a qualidade e o custo baixo dos arranjos de flores naturais.

Avalie também o aroma exalado pelas flores.

Algumas, como o lírio (Lilium sp) e a angélica (Polianthes tuberosa), por exemplo, emitem aromas que podem melhorar o ambiente ou incomodar (depende do seu gosto), devido o forte cheiro exalado de algumas espécies perfumadas.

A temperatura do ambiente também é um fator limitante. Dias muito quentes e secos aceleram o apodrecimento das flores.

Em épocas que as temperaturas oscilam diariamente, uma boa sugestão é escolher plantas de clima tropical.

 

Arranjos de flores naturais para mesas – O que levar em consideração?

Arranjos de flores naturais para mesas

Para utilizar o seu arranjo de flores naturais em mesas, é necessário atentar para algumas questões como:

  • Tamanho da mesa (medidas como: altura, largura, comprimento)

Veja se a mesa é apenas uma peça decorativa ou se as pessoas irão utilizá-la. Isso definirá o tamanho do arranjo e a altura.

Se for um local que as pessoas utilizarão para conversar, por exemplo, é necessário que o arranjo de flores não atrapalhe a visibilidade.

  • Tipo de ambiente (residencial ou comercial)

Em ambientes comerciais, uma sugestão é investir em orquídeas.

Além de sofisticadas e neutras, há uma variedade de espécies que podem ser utilizadas em arranjos de flores naturais.

Em ambientes residenciais, aproveite para criar e mesclar espécies diferentes. Este é o momento ideal para selecionar as suas preferências e testá-las em sua própria casa.

A sugestão é misturar flores de texturas diferentes, porém de cores próximas. Assim você garante um efeito bonito e harmônico, dando o aspecto de unidade ao arranjo floral.

  • Finalidade dos arranjos de flores naturais para mesas (para algum evento, festa de aniversário, reunião)

Assim como o tamanho e a altura do arranjo floral, determinar a espécie de flor a ser usada dependerá da ocasião. Note o que será mais adequado ao ambiente.

Outra sugestão é selecionar cores que já estão presentes no ambiente.

Em uma festa, veja quais são as cores presentes na decoração e utilize-as em seu arranjo de flores para a mesa.

Aproveite as cores das flores e seus respectivos significados.

 

Nomes de espécies vegetais para arranjos de flores naturais

Definir a finalidade do arranjo é fundamental para decidir o tipo de vaso, flores, folhas e sementes.

Seguem abaixo (Tabela 1, Figura 11) algumas sugestões de flores com o respectivo nome científico e época ideal para compra:

Tabela 1 – Nome Popular x Nome Científico x Época do Ano

Figura 11 – Arranjos Florais (Época do Ano)

Flores de corte para arranjos de flores naturais/ ano inteiro

Tabela 2 – Nome Popular x Nome Científico x Época do Ano

Flores de corte – ideais para o ano todo:

Figura 12 – Arranjos Florais (Época do Ano)

Folhagem, ervas aromáticas e sementes para arranjos florais:

Tabela 3 – Nome Popular x Nome Científico

Figura 13 – Erva aromática, grão, folhagem e sementes para arranjos florais

folhagem, ervas e sementes para arranjos de flores naturais para mesas

 

Preço de flores naturais – Flor de Corte

Falar sobre preço de flores naturais é algo complicado, seja pela variedade de lojas especializadas no Brasil, ou pelo fato de o preço final incluir custos relacionados ao transporte, manejo e cultivo das plantas.

Ainda há fatores climáticos e a relação de oferta e demanda.

A intenção aqui não é estipular um valor ou algo do tipo. Mas sabe quando precisamos de algo e por impulso compramos sem pesquisar, e logo depois encontramos o mesmo produto por um preço inferior? Sim, você não é a única pessoa que passa por isso!

Por este motivo, os valores servem apenas de orientação para que você planeje antes de comprar e fazer o seu arranjo de flores naturais para mesas (Tabela 4, Figura 14).

Tabela 4 – Pesquisa de preço de algumas flores de corte no Ceagesp/SP – outono/inverno -2017

Figura 14 – Pesquisa – Arranjos de Flores Naturais para Mesas

Obs. Utilizamos como base flores de corte utilizadas em que a oferta e a demanda são grandes durante todo o ano. Levando em conta o custo médio de flores naturais de corte, no Ceagesp (SP)/ junho/julho de 2017 (outono/inverno).Então, aproveite para misturar formatos e tons variados que as folhagens e sementes trazem aos arranjos de flores naturais para mesas.

Depois de conhecer apenas algumas flores, folhagens e sementes, é o momento de pensar na montagem do arranjo floral.

Veja o vídeo e inspire-se para renovar a decoração da sua casa!

 

Que tal investir em lindos arranjos de flores naturais?

O Instituto Flor Gentil recebe flores que seriam descartadas, mas que ainda podem ser utilizadas, e com ajuda de voluntários fazem lindos arranjos de flores naturais, que são entregues em instituições assistenciais e casas de repouso.

Esse belo trabalho é um exemplo de que pequenas ações positivas podem melhorar o dia a dia de alguém! Além, é claro de ser um hábito saudável que pode ser muito prazeroso para quem prepara o arranjo de flores, e representa muito para quem recebe esse carinho.

O contato com as plantas, a energia positiva e a atenção depositada no arranjo floral torna-se uma prática extremamente benéfica para o corpo, mente e espírito.

Se você se interessou, entre em contato com o instituto!

Gostou do nosso artigo?

Então aproveite e confira também:

1
Olá, tudo bem?
Como podemos te ajudar?
Powered by