O crescimento demográfico de grandes metrópoles e cidades geraram vários problemas, entre eles o impacto no meio ambiente.
Surgiu-se então a necessidade de reorganizar e replanejar o espaço nas capitais para comportar o número de pessoas, tornando-o funcional.
Saiba melhor o que é paisagismo urbano
O paisagismo urbano tem a função de oferecer espaços de lazer, para realização de eventos, recreação e a integração da população na cidade.
O paisagismo não é somente o ato de embelezar a cidade ou construir praças, mas sim torná-la funcional para as pessoas que moram nela, promovendo espaços que reduzem o estresse causado pela correria do dia a dia nas metrópoles.
De acordo com as recomendações fornecidas pela Organização das Nações Unidas, as cidades devem conter no mínimo 16 metros quadrados de área verde por habitante, a fim de promover o conforto e bem-estar.
Onde o paisagismo urbano pode atuar?
Aliado à arquitetura de paisagem, o paisagismo urbano tem o objetivo de alinhar, harmonizar quatro principais pontos em seus projetos:
- Geográfica
- Biótico
- Hidrográfica
- Humana
Além de saber o que é paisagismo urbano e elaborar um plano de ação em uma cidade, outros pontos também devem ser considerados no projeto como: a vegetação do lugar, a área construída, as pessoas que moram na cidade e os espaços livres.
A mentalidade de conservação do meio ambiente deve estar presente em todas as etapas do projeto de paisagismo, já que a natureza precisa seguir o seu curso para o bom funcionamento do sistema ecológico.
A construção de cisternas que armazenem a água da chuva, instalação de placas que captam a luz do sol para gerar energia e plantação de árvores próprias para cada tipo de solo, são bons exemplos de o que é paisagismo urbano sustentável.
Paisagismo urbano e sustentabilidade
Ao mesmo tempo em que as cidades precisam crescer e adquirir novos espaços de urbanização, a questão da sustentabilidade deve ser considerada.
O que é sustentabilidade?
É o uso consciente dos recursos naturais essenciais para a sobrevivência humana como água, o solo (para plantio), e qualidade do ar.
Como promover o paisagismo urbano sustentável?
- Os profissionais que atuam na área devem pautar os projetos em leis e fundamentos que protegem o meio ambiente, já que as ações impactam diretamente no meio em que vivemos.
- É importante planejar o projeto com antecedência, estabelecendo a área de atuação e revitalização feita com o paisagismo urbano. Neste sentido, vale planejar as ações, pensando inclusive na logística, buscando parceiros, fabricantes e revendedores próximos a área, incentivando o consumo local e diminuindo o impacto ambiental.
- Até mesmo o ato de descartar ou reutilizar os resíduos gerados pelas obras é uma atitude positiva e assertiva para com o meio ambiente. Economia sentida também pelo cliente e profissionais da área, já que os custos com a obra serão minimizados.
- Existem vários materiais sustentáveis que podem ser usados nas obras, tais como: revestimentos feitos de materiais reciclados, lâmpadas econômicas, pisos que imitam madeira, sistemas de iluminação inteligente, tintas à base de produtos recicláveis e etc.
- Depois de concluída a obra, é importante fazer testes nos itens de paisagismo urbano que foram instalados, verificando se estão funcionando corretamente, utilizando indicadores que medem o consumo de água, luz e outros detalhes do projeto.
Exemplos do que é paisagismo urbano
O projeto aplicado para uma grande cidade por exemplo, seria a criação de parques, ruas e avenidas mais arborizadas, praças públicas e jardins.
Monumentos como estátuas, mirantes, sacadas, fontes e piscinas podem ser enfeitas e emolduradas com flores ou plantas.
As plantas também podem delimitar espaços, estabelecendo áreas de relaxamento e estudo em praças e parques.
Escolas e espaços de recreação infantil devem conter áreas verdes para que as crianças tenham contato com a natureza e aprendam a preservá-la desde cedo.
Em áreas comerciais de lojas e prédios, o paisagismo atua como um cartão de visita que valoriza e promove a beleza natural do lugar, bem como a sua importância.
Um lugar arborizado, cultivado e bem cuidado é com certeza um destaque em qualquer ambiente, seja ele urbano ou não.
A natureza promove o relaxamento, o combate ao estresse e a calma que as pessoas tanto precisam nos dias de hoje.