Óleo de Olíbano – O Que é, Benefícios, Como Usar e Onde Comprar

Os óleos essenciais possuem diversos benefícios para a saúde e bem estar. E um que tem muitas propriedades é o óleo essencial de olíbano (Boswellia carterii). Ele é extraído de uma planta medicinal (a resina é obtida do corte do tronco das árvores do gênero Boswellia) que é utilizada de formas diferentes desde a antiguidade como medicamento natural, rituais religiosos, sendo inclusive um dos presentes dos Reis Magos, mirra, olíbano e ouro, segundo a Bíblia.

E também como incenso para melhorar as energias do ambiente.

Com o óleo de olíbano é possível tratar diversos problemas de saúde como digestivo, respiratórios, urinários e também utilizar como um cicatrizante e anti-inflamatório natural.

Neste artigo vamos contar tudo sobre o óleo de olíbano e todas as sua propriedades. Continue lendo e confira!

Benefícios do óleo de olíbano

Como todo óleo essencial o óleo de olíbano possui diversas propriedades que ajudam no bem estar e a tratar alguns problemas de saúde. Além disso pode ser usado em umidificadores, difusores, massagens, inalação entre outras maneiras.

Se você procura por um óleo que é quase um curinga devido a tantas possibilidades de uso esse é o indicado. Entre os principais benefícios podemos destacar:

  • Anti-inflamatório e cicatrização: desse modo é uma ótima opção para tratamentos de pele e machucados.
  • Respiratórios: com a inalação é possível tratar problemas como tosse seca, asma, trato pulmonar, laringites entre outras.
  • Ajuda a tratar a depressão, ansiedade e outros problemas relacionados
  • Tem efeito calmante
  • Ajuda no tratamento de infecções urinárias e também problemas digestivo.
  • Bom para tratamento capilar ajudando a nutrir os fios e fortalecendo a raiz.

A resina de Olíbano pode ser queimada para aliviar preocupação e a confusão mental. Possuindo uma profunda capacidade de acalmar e centrar a mente. No primeiro momento, a fumaça tem um valor de purificação e de relaxamento, uma vez que esse óleo essencial atua no emocional desacelerando a respiração, ajudando no controle da ansiedade e stress. Sua fragrância é suave, balsâmica, e com toques cítricos e canforados ocasionais. Utilizado na psicoaromaterapia, em pessoas muito tensas, desorganizadas e que perderam a fé. Apesar de todos esses benefícios para usar o óleo de olíbano é preciso que você saiba qual sua necessidade.

Leia Também - O Que é Aromaterapia ?

O óleo essencial pode ser utilizado de diversas formas, a fim de atender a finalidade proposta. Por isso, o ideal é pensar no problema em questão, o sintoma, e depois avaliar a melhor forma de uso. Por exemplo, se o problema ocorre nas vias respiratórias, a melhor forma de utilização do óleo essencial de olíbano é por algum método de inalação. Uma vez que a ação será mais eficaz do que preparar um creme para a pele. Já para o tratamento capilar, o ideal seria preparar uma mistura contendo o óleo essencial de olíbano para utilizar no couro cabeludo, por exemplo.
No mercado é possível achar produtos prontos contendo óleo essencial de olíbano para diversos usos. Neste caso, vale se atentar ao conteúdo do produto descrito na embalagem e prestar atenção na finalidade de uso.

óleo de olíbano

Como usar o óleo de olíbano

Saber como usar corretamente o óleo de olíbano é importante para ter bons resultados com o produto.

Estresse e ansiedade

Para aliviar o estresse, ansiedade e sintomas relacionados à depressão você pode usar esse óleo que tem propriedades calmantes. A melhor maneira de aproveitar os benefícios é por meio do difusor, que assim faz com que todo o ambiente receba o aroma do óleo essencial.

Coloque de 3 a 4 gotas de óleo na água do difusor do ambiente. Se for um difusor individual coloque apenas uma gota de óleo de olíbano.

Cicatrização, anti-inflamatório e para reduzir linhas de expressão

O óleo de olíbano também pode ser utilizado para benefícios estéticos como reduzir as linhas de expressão e deixar o rosto bem tratado. Assim como um ótimo cicatrizante e anti-inflamatório.

Para esses fins você precisa fazer uma misturinha, em hipótese alguma passe o óleo de olíbano diretamente no rosto.
Escolha um creme de sua preferência, ou ainda melhor, use um creme base, sem cheiro, e acrescente 4 gotas do óleo de olíbano em 200 gramas de creme. Misture bem e passe no rosto normalmente.

Imunidade

Para quem quer utilizar o óleo e aumentar a sua imunidade a dica é fazer a inalação. Para isso é necessário um aparelho de inalação onde você vai colocar 1 gota de óleo para uso pessoal.

Quem não tem o aparelho pode ferver 1 litro de água colocar em uma bacia com 4 gotas de óleo essencial. Deixe o vapor perto de você, por isso a água precisa estar fervendo.

Dores e inflamação

O óleo pode ser utilizado para diminuir a inflamação e aliviar dores. Por isso, quem pratica atividades físicas pode aproveitar os benefícios desse óleo.

Escolha uma pomada para dor e machucados de sua preferência e coloque de 4 a 6 gotas do óleo essencial de olíbano e misture. Passe no local do machucado de 2 a 3 vezes por dia.

Onde comprar

O óleo essencial de olíbano pode ser comprado em lojas de produtos naturais e online. Caso procure em lojas físicas, haverá variação de valor, de acordo, com a cidades onde mora. Uma alternativa é a compra online, em que é possível buscar por diversas marcas confiáveis e adquirir um produto de qualidade. Por isso pesquise e confira o preço.

Quais cuidados devo ter na hora da compra?

Independente da forma que irá comprar seu óleo essencial, seja na loja física ou online, leve em consideração as informações que devem estar contidas no rótulo do produto.
Como exemplo: nome popular e nome científico, lote, fabricação, validade, origem, extração, cultivo e composição.

Lembre-se também da embalagem. Caso adquira um óleo essencial, observe se está em um frasco escuro, tipo âmbar. Os compostos naturais dos óleos essenciais sofrem interferência em contato com a luz. Por isso, são acondicionados em frascos escuros, evitando assim, danos ao produto.

Essas informações são importantes para conhecer a qualidade do óleo essencial que está levando para casa. Afinal, do que adianta investir em um produto sem qualidade e com nenhum potencial de tratamento? Não perca seu tempo e dinheiro. Pesquise e leia o rótulo!

Tem contra indicação?

Vale lembrar que mesmo sendo um o óleo de origem natural, não significa que o mesmo não tenha restrição de uso. Mulheres grávidas devem sempre consultar um profissional habilitado. Independente se a opção for a compra do óleo essencial para para ser diluído em um óleo graxo ou creme, por exemplo. O mesmo cuidado serve para o uso de um produto pronto contendo o óleo essencial de olíbano.

No geral, independente do uso, nunca utilize o óleo essencial de olíbano puro sobre a pele.

Você já usa o óleo de olíbano? Nos conte nos comentários!

Rolar para cima
Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência em nosso site. Ao continuar, você concorda com o uso de cookies.
Ok