Os benefícios da jardinagem em casa

Os benefícios da jardinagem em casa

Muitas pessoas têm o hábito de realizar jardinagem em casa. Seja uma mini-horta ou roseiro, essa prática é muito comum e ganha cada dia mais adeptos. Isso porque ela traz diversos benefícios. 

Neste artigo você saberá um pouco de cada um dos principais benefícios que a jardinagem carrega consigo mesma. Você irá se surpreender com tanta coisa boa que um plantio domiciliar pode proporcionar. 

Então, fique ligado e veja várias razões para você começar hoje a ter seu cantinho de jardinagem dentro de sua própria casa agora mesmo

Melhora no stress

O estresse do dia-a-dia atinge um número de pessoas muito grande em todo mundo. Afinal, vivemos em um sociedade onde a pressão por resultados é cada vez maior. Por isso, a jardinagem pode ser algo muito benéfico.

Isso porque essa é uma atividade bem relaxante. As flores, por exemplo, são uma espécie de tranquilizante natural que diminui as doses de adrenalina no nosso corpo. Com isso, a energia cresce e o cérebro recebe mais oxigênio, ajudando assim o relaxamento. 

Há vários casos onde a jardinagem ajudou no tratamento de pessoas com ansiedade ou algum outro tipo de transtorno causado por o excesso de stress. Por isso, é muito recomendável essa atividade. 

Além disso, essa atividade também proporciona um grande alívio e ajuda a pessoas que passam por depressão, por exemplo. Há relatos de adeptos da jardinagem doméstica que superaram a doença após começarem essa atividade. 

 Melhora o condicionamento físico

Apesar de sem em casa, essa prática pode trazer muito benefícios ao condicionamento físico. Isso porque, dependendo do tamanho do seu jardim, você acabará praticando muitos exercícios físicos sem nem perceber. 

Com isso, você acaba não ficando sedentário e consegue assim manter uma saúde balanceada e ótima, prevenindo também, de outras doenças provenientes do sedentarismo e dos maus hábitos. 

O nosso corpo precisa de atividade física, pois ele possui energia para ser queimada. Por isso, experimente começar a plantar dentro de sua casa em seu quintal, com certeza você sentirá uma grande diferença.

Claro, só isso não é o suficiente, pratique também exercícios de outra forma, como caminhadas, corridas, academia, ou praticando algum esporte como ciclismo, natação entre outros. 

Melhora a criatividade

Se você precisar ser criativo, mas no momento não consegue, tente ir para uma área mais verde e tranquila. Segundo Justin Hancock, especialista em jardinagem da Costa Farms, um ambiente desse tipo pode ajudar muito a liberar nossa criatividade.

Logo, se você costuma todos os dias arrumar seu jardim, muito provavelmente você não terá nenhum problema em conseguir aquela saída mais criativa e que possa trazer uma nova visão sobre algum determinado assunto. 

Conclusão

Conclui-se então, que a jardinagem em casa traz diversos benefícios para seus praticantes. Além de servir como um hobbie, ela pode ajudar na ajuda de problemas que temos, como estresse, problemas de saúde entre outros.

Por isso, comece agora mesmo o seu jardim particular. Tenha a certeza que isso irá lhe ajudar a ser uma pessoa muito mais ativa, leve e criativa em todos os âmbitos da sua vida