Paisagismo de jardim

Incorporar um jardim, seja em um ambiente residencial ou comercial é uma ótima ideia para integrar um ambiente externo ao interno.

Até mesmo setorizar ambientes internos e/ou externos pode ser feito com o uso de um jardim, além de reunir pessoas e interagir com o meio ambiente.

O paisagismo de jardim adicionará em seu trabalho funcionalidade e será necessário um planejamento desde a implantação até a manutenção do seu jardim.

Mesmo que o espaço para o jardim seja pequeno, é possível adaptá-lo de forma simples e eficiente.

Planejar é a chave para a implantação de jardins, para adequar as necessidades e principalmente que se adapte ao orçamento disponível.

Muitas vezes na empolgação, compramos itens desnecessários ou objetos desproporcionais ao ambiente devido à falta de planejamento.

Paisagismo de Jardim

O jardim por sua vez pode apresentar vários usos e finalidades distintos.

Como a de contemplação, ideal para relaxar e admirar o jardim.

A prática da leitura, a criação de um mini-spa, ou até mesmo um ambiente para festas e receber amigos com muita alegria e também pode ser apenas um local de acesso para pedestres.

A decoração deve priorizar o tipo de uso, ou seja, a finalidade do espaço.

Jardim residencial

Um jardim residencial cujo objetivo seja proporcionar um espaço para crianças brincarem ou um ambiente para animais de estimação também requer alguns cuidados, seja na escolha das espécies vegetais quanto dos mobiliários.

Por isso pesquise bem para ter certeza que as plantas escolhidas não são tóxicas para crianças e animais de estimação.

O jardim pode ser um local para integrar ambientes, como por exemplo uma área gourmet e a varanda.

Você pode também integrar o restante da cozinha e até mesmo uma sala de estar.

Neste último exemplo, pensar em acomodações que favoreçam um clima social e agradável é indispensável.

Jardins comerciais

Em jardins comerciais, os espaços disponíveis são utilizados de forma coletiva.

Sendo assim, é interessante compor o ambiente com mobiliário resistente às intempéries e confortável para os quem vai utilizar (seus clientes).

Para a escolha das espécies vegetais é fundamental compreender como funcionará a manutenção do espaço. Muitas vezes vale priorizar plantas mais resistentes e que não necessitam de cuidados diários.

Os jardins comerciais podem ser locais de festas e de grandes comemorações. Neste sentido, as escolhas das espécies vegetais são importantes, para deixar o ambiente harmônico em todas as épocas do ano.

Iluminação

A iluminação torna-se um item indispensável, tanto para jardins residenciais quanto para jardins comerciais, o principal objetivo é proporcionar um ambiente agradável, bonito e funcional no decorrer do dia (períodos da manhã, tarde e noite).

Independentemente do uso previsto ou proposto, é sempre importante priorizar a segurança do ambiente.

Como fazer o paisagismo de um jardim?

5 Dicas para implantação ou adequação – Jardins Comerciais e Jardins Residenciais em pequenos espaços.

  1. É fundamental compreender o futuro uso do espaço. Por exemplo:local de festas, local de descanso, espaço para crianças e animais. Diante disso, deve-se atentar nas necessidades e limitações da área.

  2. Quem vai utilizar o espaço? Crianças, adultos, animais de estimação. Priorize os fluxos de passagem (caminhos) para delimitar o espaço, principalmente se houver a necessidade de intervenções específicas para atender determinada demanda.

  3. Se o espaço for pequeno, avalie a possibilidade de colocar vasos ou um jardim vertical, aproveitando melhor o local disponível para o jardim. Hoje em dia, é possível encontrar em lojas especializadas suportes de parede para pequenos vasos e jardineiras.

  4. Faça um esboço! Desenhe as ideias que deseja implantar no seu pequeno jardim. Não tenha medo de errar. Pois é um momento importante de colocar as ideias no papel e ter noção de tamanhos. Especialmente em jardins residenciais em pequenos espaços. Saber as medidas da área é fundamental no momento de decidir o que comprar. Existe a opção de fazer um layout 3D no programa Sketchup, usado por paisagistas e arquitetos para visualizar antecipadamente como ficarão as ideias que vão surgindo.

  5. Faça listas e pesquise muito. Qual o mobiliário mais adequado para o seu espaço? Já pensou no tipo de vaso para a área interna? Lembre-se de acoplar um suporte para evitar o excesso de água no piso. Outra sugestão é colocar rodízios ao vaso, auxiliando assim no deslocamento pelo ambiente. Vasos, prateleiras, estantes, telas, são algumas opções para integrar as áreas da casa ou do comércio, permitindo que as pessoas possam transitar e interagir com esse ambiente.

Mas afinal, existe algum benefício em manter plantas em ambientes comerciais?

Para muitos, o trabalho é o local onde passam grande parte do dia.
 
Por isso, um local confortável e harmônico, com a utilização de plantas torna-se um excelente aliado para obter bons resultados.
 
O estudo publicado no Journal of Experimental Psychology – Leafy-green better than lean, retrata o aumento da produtividade em até 15%, em escritórios com plantas, auxiliando os colaboradores a serem mais envolvidos fisicamente, emocionalmente e mentalmente no trabalho, proporcionando um ambiente mais agradável e melhorando também a qualidade de vida.
 
Outros estudos apontam que plantas em ambientes comerciais influenciam no bom humor e redução do stress.
 
Além disso, vale citar os benefícios que as plantas oferecem em ambientes internos e externos:
  • Aumentam a umidade do ar
  • Tem a capacidade de acalmar o ambiente
  • Proporcionam bem estar
  • Filtram o ar, uma vez que absorvem poluentes – tornando-as ideais para ambientes internos e externos.

Paisagismo de Jardim Residencial e Paisagismo de Jardim Comercial

Paisagismo para jardins residenciais e jardins comerciais também requer cuidados de agregar o jardim ao restante da área.

Notar qual o tipo de uso e adaptá-lo é uma tarefa que demanda atenção.

Em jardins pequenos para residências, a escolha dos objetos e dos itens de decoração se faz indispensável no momento de alocar as espécies vegetais.

Cada espaço é valioso e saber aproveitá-lo é importante.

Vasos comuns, vasos suspensos, cantoneiras, cachepots, pedras e fontes são alguns itens que complementam estes jardins pequenos e proporcionam um ambiente agradável e funcional.

Nós do Paisagismo Urbano, consideramos pequenos jardins áreas de até 40/50 m², embora não haja um consenso geral em relação ao tamanho, utilizamos essa área como referência, para estabelecer parâmetros de pequenas, médias e grandes áreas.

Para ambientes residenciais, é importante que, independentemente do uso e do estilo do jardim, o paisagismo seja harmônico e reconfortante.

Afinal, será um ambiente da casa de uso comum dos moradores.

Por isso, itens como iluminação, fontes, lagos e plantas aromáticas devem ser analisados previamente, para não prejudicar os moradores e o entorno.

Vale ressaltar que são exemplos de alguns itens que compõem os trabalhos paisagísticos que resultam em maravilhosos jardins.

Contudo, a pesquisa se faz necessária para a escolha do equipamento ideal, assim como a alocação do mesmo no pequeno jardim.

Plantas para jardim residencial e comercial

As espécies vegetais contidas nos jardins residenciais refletem a personalidade, as preferências e os hábitos dos moradores.

Cada planta tem suas peculiaridades e interagem no ambiente de forma distinta, energizando a casa.

As plantas necessitam de manutenção, seja uma poda de limpeza ou uma adubação, que exige certos cuidados e dedicação.

Mesmo que haja profissionais especializados na manutenção dessa área, os cuidados e, consequentemente, os custos fazem parte do planejamento e da organização do jardim.

  • No momento da escolha das plantas, verifique se elas contêm espinhos ou se são tóxicas, no caso de o jardim ser utilizado por crianças e animais de estimação.

  • Avalie a necessidade de cuidados de cada espécie vegetal. É importante adaptar os cuidados à sua rotina.

Por exemplo, as suculentas, ripsális (Rhipsalis bacífera), babosa (Aloe arborescens), ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata), de forma geral, são consideradas plantas que não necessitam de muitos cuidados.

Suas folhas são mais grossas (suculentas), permitindo armazenar maior quantidade de água, e, assim, passar por períodos de seca.

Outra sugestão é a grama amendoim (Arachis repens), planta rasteira, utilizada como forração, considerada rústica e de fácil adaptação no meio.

No momento da compra, procure sempre por produtores, lojas especializadas e idôneas.

Paisagismo de Jardim – Benefícios da Jardinagem

O contato com áreas verdes, como parques, praças e áreas ajardinadas em pequenos ambientes residenciais ou comerciais evidenciam suas importâncias no dia a dia.

Não apenas pela questão estética, mas também pelos benefícios terapêuticos.

É claro que exercer a jardinagem, em uma frequência mínima semanal, se faz necessária a fim de aproveitar os benefícios do contato com a terra e as plantas.

Para criar um espaço de interação com a natureza é necessário permitir-se conhecer e aprender.

Incorporar hábitos saudáveis em nossa vida é muito benéfico e cada vez mais necessário,

Busque alternativas e adaptações para pequenos espaços em sua casa, você não vai se arrepender.

Você pode planejar um paisagismo de jardim em sua casa ou em um ambiente comercial

  • Respeito ao solo e ao meio ambiente – com a vinda de cada estação do ano, chega também uma variedade de frutas, verduras, legumes e hortaliças para contribuir em nossa alimentação diária.

    Ter um jardim em casa pode proporcionar a você e a sua família o que é mais essencial em termos de nutrientes em cada período do ano, aproveite.

  • Os benefícios da jardinagem vão além do corpo e da mente.

    A prática da jardinagem não tem idade, nem restrições. É uma ótima maneira para reunir os amigos, familiares para dividir compartilhar e com outras pessoas os alimentos frescos cultivados por você.
  • Fortalecimento do sistema imunológico: o contato com o solo e com as plantas, nos permite interagir com outros seres vivos. Entre elas, existem bactérias, como a mycobacterium vaccae, que auxiliam no fortalecimento do nosso sistema imunológico.

Porque incluir um pequeno espaço ajardinado em sua casa e no ambiente de trabalho?

Os benefícios em implantar e manter uma área ajardinada em casa são inúmeros e vão além das questões relacionadas à estética e beleza.

A utilização de plantas, seja em ambientes internos ou externos, acalma o local, diminuem o stress e ansiedade e melhoram a temperatura do ambiente, acarretando em excelentes benefícios para você e sua família.

Saber escolher o tipo de material e a planta ideal para seu espaço faz toda a diferença para manter o ambiente harmônico e funcional.

E o Paisagismo Urbano, ajuda você, a incorporar mais verde no seu dia a dia!

Paisagismo de jardim no Paisagismo Urbano

E por isso, aqui no Paisagismo Urbano, você encontrará assuntos diversificados na área de Paisagismo de Jardim e Hortas e Pomares!

Conteúdos que vão desde como:

  • Planejar: preparar a lista de materiais e fazer um esboço da área.

  • Implantar: por onde começar, colocar as ideias em prática, priorizar o que é necessário.

  • Manutenção: cuidados com o jardim, quais os cuidados que cada planta necessidade em cada estação do ano.

Confira os conteúdos de paisagismo de jardim em ambientes residenciais e comerciais.

Veja o que priorizar no planejamento do seu jardim, como valorizar esses espaços de metragem reduzida, paisagismo e decoração, dicas para reutilizar materiais, como montar vasos, fazer jardins verticais e conhecer as novidades da área.

Confira todos os nossos artigos.

Dicas de paisagismo de jardim

O paisagismo integra elementos externos da área como churrasqueira, área gourmet e internos, como: jardim de inverno, varandas, salas, cozinhas, lavabos.

É inevitável não pensar na área de plantio de espécies vegetais.

Além dos benefícios que a jardinagem proporciona, reservar um local para plantio de espécies vegetais torna-se item indispensável no planejamento do seu trabalho paisagístico.

Por isso, paisagismo de jardim retrata a organização do trabalho, como alocação das espécies vegetais e planejando quais tipos de plantas são ideais para cada ambiente.

Aproveite e clique aqui para baixar gratuitamente o infográfico: 15 dicas de Paisagismo de Jardim