Quais os benefícios da reflexologia podal (2)

Quais os benefícios da reflexologia podal?

Se você nunca ouviu falar em reflexologia podal, está na hora de aprender todos os benefícios que esse tratamento pode acarretar em nossas vidas. Mas, primeiramente, é preciso entender melhor do que se trata.

Nossos pés possuem alguns pontos que fazem correspondência a outras áreas de todo o nosso corpo.

Esses pontos, que correspondem a órgãos como cérebro, pulmões, coração, fígado, coluna, quando massageados, podem atuar na prevenção e até no auxílio de algum problema destas áreas.

Nesta técnica é necessário massagear e aplicar uma certa pressão nestas regiões, que funcionam como zonas de reflexos para outras partes do corpo.

Toda essa massagem deve ser feita em harmonia com a respiração do paciente. E, ela só pode ser feita após o profissional, que é chamado de massoterapeuta, analisa os pés, os sentindo e avaliando onde estão os pontos.

Conhecendo seus benefícios

A reflexologia, quando bem executada, pode acarretar em inúmeros benefícios para os pacientes. Isso porque ela tem como característica provocar mudanças fisiológicas em partes do corpo.

Por isso, ela pode muito bem ser efetiva no tratamento de doenças inflamatórias, problemas com digestão, dores na coluna, insônia, ansiedade, depressão e também no trato de dores diversas em todo o corpo.

Veja a seguir alguns exemplos de benefícios que a reflexologia podal pode proporcionar ao paciente.

Quando falamos de dores, podemos citar: dores musculares, dores de cabeça, dores na coluna e torcicolo. Mas também, podemos falar de bronquite, pneumonia, asma, resfriados e rinite alérgica.

Como pode perceber, há muitos benefícios que a reflexologia pode trazer, porém, as pessoas costumam ter pouco conhecimento disto, ou até mesmo, um certo preconceito por não sabermos ao certo a origem da reflexologia.

Mas, os benefícios são muitos. Com a reflexologia podal doenças gastrointestinais, como azia, prisão de ventre, má digestão e gastrite também podem ser tratadas.

Além disso, alguns distúrbios osteomusculares, que são problemas como artrose, artrite, reumatismo, osteoporose, fibromialgia  e tendinite, pode ser revertidos e combatidos através da técnica.

Um outro ponto muito positivo, é que esse tipo de tratamento não possui nenhuma contraindicação quando nós falamos de idade. Com isso, tanto bebês, como idosos, podem receber o tratamento tranquilamente.

Contudo, como todo tratamento é importante uma conversa prévia, a fim de conhecer a rotina de cada pessoa. É fundamental para quem aplica saber até onde pode atuar. Neste sentido, ter uma ficha de cadastro com informações do cliente relacionadas ao uso de medicamentos, doenças, sintomas faz parte do tratamento.

A reflexologia é um tratamento terapêutico, que auxilia na melhoria e sensação de bem-estar, mas que não substitui o tratamento médico, nem o uso de medicamentos.

Conhecendo mais sobre a reflexologia podal

Você sabia que, mesmo pouco difundida ainda, a reflexologia podal é a mais conhecida de todas? Além disso, cada pé corresponde aos lados do corpo e assim também, aos órgãos que correspondem à estes lados.

Por exemplo, o pé esquerdo representa a parte esquerda do nosso corpo, ou seja, os órgãos que estão contidos no nosso lado esquerdo são representados. A mesma forma vale quando falamos do pé direito.

Dando um exemplo simples, é que, caso queria fazer um tratamento no fígado, a reflexologia indica que o ponto para tal órgão esteja localizado no pé direito, correspondente ao lado do órgão no corpo.

Pressionando este local da forma certa, ou seja, com os polegares, o órgão será atingido positivamente.

Porém, existe outro tipo de reflexologia, que são nas mãos. A premissa é a mesma, encontrando o ponto de reflexo do órgão desejado, se é aplicado massagens naquela região, conhecidas como zonas reflexivas.

Porém, se foi comprovado que os melhores efeitos são feitos nos pés, por isso que a reflexologia podal é a mais difundida em todo o mundo. Você sabe como funciona uma consulta na reflexologia?

Geralmente, na primeira consulta, o profissional precisa saber melhor qual o histórico médico do paciente. Nessas informações, são incluídas seus problemas e estilo de alimentação e vida.

Após isso, será avaliado e identificado as áreas que, no seu corpo, não estão funcionando da forma que deveria. Aplicando as técnicas de reflexologia nos pontos nos pés, com sessões de 30 minutos até uma hora, a tendência é que o tratamento faça efeito.

Explicando um pouco mais a reflexologia, a medicina chinesa explica que as mãos e os pés são como microssistemas, o que significa que essas regiões refletem todo o corpo humano dentro delas mesmas.

Além disso, os chineses dizem que o corpo é a fusão entre matéria e energia, função e energia. Ou, como dizem, o yin e yang. Cada um tem uma função, o yin é representante da estrutura e nutrição, enquanto que o yang as funções dos órgãos.

Com a reflexologia, pode se proporcionar uma melhora nas dores mais agudas, disposição, circulação do sangue, relaxamento em geral e redução dos edemas. Pode se aplicar a reflexologia a cada dois dias, ou semanalmente, como forma de manutenção da saúde.

Conclusão

Quais os benefícios da reflexologia podal

Conclui-se então, que a reflexologia podal pode ser muito importante para a saúde das pessoas. Se aplicado da forma certa, esse tratamento tende a ser bem eficaz em vários aspectos.

Porém, foi preciso entender um pouco mais sobre esse tipo de tratamento, uma vez que ele ainda é pouco difundido entre as pessoas, todas as informações são bem válidas para que tudo ocorra da melhor maneira possível.

Além disso, seus benefícios podem ser diversos, desde alívio de dores, a reflexologia melhora muito a circulação sanguínea. A reflexologia também ajuda no livramento do corpo de toxinas.

Outro grande benefício é o grande estímulo que pode causar no sistema imunológico, que é sem dúvidas, muito importante para o corpo humano.

Um outro caso que é importante destacar, é a importância do tratamento em uma situação de pós-operatório, que dependendo do caso, pode ser um pouco complicado para o paciente.

Por fim, a reflexologia podal pode servir também para que se seja aliviado o stress. Como toda massagem bem feita, ela é muito relaxante e ajuda a lhe dar mais tranquilidade na correria do dia dia.

Caso esteja interessado, procure um especialista e experimente os benefícios que a reflexologia podal pode trazer para todos os seus adeptos; Além disso, não esqueça de procurar um lugar com calma, para que você ache o melhor terapeuta possível.

Compartilhe este conteúdo!