O que é o Sketchup? É um software para a criação de modelos em 3D no computador. Tem a função de produzir objetos em 3 dimensões (x,y,z), de forma simples e prática.
Existe a versão Sketchup Pro e a versão Sketchup Make.
Para usar o sketchup, não é necessário conhecer outros programas de modelagem 2D ou 3D, nem ter grande conhecimentos de programação.
Serve tanto para pequenos quanto para grandes projetos, dando uma visão geral do objeto ou área de estudo proposta.
O software é produzido pela empresa Trimble Navigation, desde meados de 2012. Para comprar o sketchup é necessário verificar qual a distribuidora e/ou revendedora detêm o direito de comercializar o software em cada país.
No Brasil, a TotalCAD é a empresa que distribui e revende as licenças. Também é possível adquirir a licença no site da revendedora Sketchup Brasil. Confira o que você encontrará neste artigo:
Breve Histórico do Sketchup:
- Em 1999, dois amigos e sócios, Brad Schell e Joe Esch criaram o Sketchup e fundaram a @Lats Software;
- A 1ª versão do Sketchup foi lançada em 2001, com a finalidade de oferecer uma ferramenta intuitiva para modelar em 3D.
- Devido a facilidade de modelagem do software, o sucesso foi rápido despertando interesse de outras instituições. A empresa Google adquiriu o software, surgindo o sketchup 6 (versão gratuita) e o sketchup 6 Pro (versão comercial, que dispunha de algumas funcionalidades extras).
Na época, ambas as versões podiam ser utilizadas de forma profissional.
Com a aquisição do sketchup pela Trimble Navigation, em meados de 2012, a versão gratuita do sketchup passa ser: Sketchup Make.
O Sketchup é gratuito?
Atualmente, há algumas versões disponíveis para download, no site do sketchup. É possível encontrar versões para Windows e para Mac OS X.
- O Sketchup Make é a versão gratuita do software e pode ser utilizada apenas para uso pessoal e não profissional. Vale conferir os termos e condições de uso antes de fazer o download no site. Algumas funções ficam disponíveis nesta versão pelo período de teste, de 30 dias.
- Já o Sketchup Pro é a versão paga, que apresenta outras funcionalidades, não disponíveis na versão Make. Entretanto, é possível fazer o download da versão Pro e utilizar o software por 30 dias. Após este período, é necessário adquirir a versão paga do Sketchup Pro para continuar utilizando todas as funcionalidades do software. Está é uma versão que pode ser utilizada para uso comercial. Assim como a outra versão, vale conferir os termos e condições de uso antes de fazer o download no site.
Quais as diferenças entre Sketchup Make e Sketchup Pro?
As diferenças vão surgindo conforme a necessidade do trabalho.
O Sketchup Make tem várias ferramentas e atende o objetivo de modelar em 3D. Porém, algumas limitações vão surgindo com o tempo. E uma delas, se não a principal é a limitação de uso.
Portanto, se você precisa utilizar o software como ferramenta de trabalho, então a opção é investir na licença paga.
Importar arquivo dwg para skp
Outro grande ponto é que normalmente recebemos arquivos em 2D, principalmente em AutoCAD, em formato (dwg) e a importação desses arquivos é feita apenas no Sketchup PRO.
Esta é uma função que permite utilizar plantas baixas, por exemplo, para desenvolver a volumetria em 3D.
Mesmo após a importação, os layers definidos no AutoCAD (arquivo dwg) permanecem no sketchup.
As linhas do arquivo dwg são intitulados de arestas e os blocos são nomeados como componentes no sketchup.
Exportar desenhos para o formato DWG e PDF
São duas funções extremamente úteis para quem precisa e trabalha com layouts.
Este é outro recurso disponível apenas para o Sketchup PRO.
Layout e Style Builder
Outras duas grandes diferenças entre as duas versões do Sketchup PRO e Make são o uso das ferramentas Layout e Style Builder.
Ambas são disponíveis no Sketchup Make apenas por um período de avaliação de 30 dias.
Essas duas ferramentas são instaladas paralelamente à instalação do sketchup. A ferramenta layout permite criar a impressão.
Margem, tamanho da folha, quais cenas serão impressas e em quais tamanhos, legendas, cotas e por aí vai.
Já o Style Builder, a outra ferramenta também instalada com o sketchup oferece a possibilidade de incluir características diferenciadas no trabalho. Mudando os estilos de apresentações, mexer em texturas e arestas, dando liberdade de criar um estilo próprio.
Suporte Técnico
Outro recurso disponível para a versão Sketchup PRO é o suporte técnico. Nele é possível esclarecer eventuais dúvidas e problemas com o software.
Plugins no Sketchup
Assim como qualquer outro software, há algumas limitações. E para atender diversas necessidades de determinados objetos ou áreas de estudo, temos os plug-ins.
Os plug-ins tem como objetivo adicionar funções a outros programas, seja uma função bastante específica ou alguma forma/maneira de fazer uma ação de um jeito mais rápido e intuitivo.
E no Extension Warehouse o que não falta é opção de plugin!
Seja para facilitar a construção de um terreno, ou para detalhar um objeto, vale a pena conferir e testar.
É possível consultar os plugins em categorias, o que facilita no momento da busca.
Há duas formas de acessar o Extension Warehouse: pelo próprio ícone localizado dentro do Sketchup ou pelo site.
Componentes no Sketchup
Os componentes facilitam o trabalho e agregam valor ao layout. E mesmo se a intenção é fazer seu próprio objeto, vale conferir as opções disponíveis para ampliar a criatividade.
Pensou em componentes para Sketchup, pensou em 3D Warehouse! Lá, você encontrará diversos objetos gratuitos para sketchup.
É possível entrar pelo próprio ícone disponível dentro do programa do Sketchup Pro ou Sketchup Make.
Se preferir, vá direto ao site: 3D Warehouse.
O 3D warehouse é uma biblioteca de modelos criados e compartilhados pelos usuários do Sketchup.
Tem de tudo um pouco e vale pesquisar o termo em inglês e português para conferir todas as opções disponíveis.
Sketchup: requisitos recomendados para instalação – Sketchup PRO e Sketchup Make
Verificando as configurações do seu computador:
- Placa de vídeo 3D com 1GB de memória ou superior e com aceleração de hardware – você vai notar que em trabalhos que exigem detalhamentos, quantidade de layers, imagens, o arquivo tende a ficar pesado e se a placa de vídeo for inferior à da recomendada, o software começa a travar
- Processador 2GHz ou melhor
- 8GB de RAM
- Mac OS X ou Windows 64 Bit – para fazer download das versões Make e Pro, a partir de 2017
- 700 MB de espaço disponível no disco rígido – espaço mínimo para instalar o sketchup
- Mouse com botões e o scroll (para rolar a tela) – É bem mais prático para visualizar e detalhar objetos
O ideal é fazer o download das versões disponíveis no site para conhecer as funcionalidades do programa.
Vale lembrar, que a versão do Sketchup Pro tem um período de avaliação de 30 dias, a partir da data que o software for executado pela primeira vez.
Então aproveite esse período para testar, conhecer todas as ferramentas.
Tipo de Licenças – Sketchup
Vale investir no Sketchup PRO? Existe Sketchup para estudantes? O investimento da licença é alto?
Bom, para isso, nada melhor do que entender a sua real necessidade.
É valido também, fazer o download da versão gratuita – período da avaliação (de 30 dias) e aproveitar para usar e conhecer as ferramentas disponíveis.
Existem alguns tipos de licenças disponíveis: como a licença educacional, para estudantes, professores e laboratório em rede, porém são emitidas somente pela distribuidora oficial no Brasil, que é a TotalCAD.
Para a obtenção dessas licenças é necessário preencher alguns requisitos, e confirmar os dados cadastrados. Esse tipo de licença tem validade e restrição de uso (não comercial).
Para maiores informações, confira o site da distribuidora.
Em relação ao custo da licença:
- O valor muda ao longo dos meses, e claro, do dólar. Porém é sabido que uma licença custa em torno de R$ 3.400,00 (maio de 2018). É uma taxa única para obter a licença do software e anualmente, há uma taxa de renovação, caso queria continuar a receber o suporte, melhorias e atualizações do software.
Auto Cad ou Sketchup
Qual o melhor AutoCad ou Sketchup?
A melhor resposta é: Depende!
Depende da finalidade, qual o objetivo a ser atendido.
Quem conhece o AutoCAD e teve a oportunidade de usar o AutoCAD 3D, deve ter sentido uma certa dificuldade para entender em qual dimensão o desenho estava, uma vez que a tela é toda de uma única cor e a orientação são as linhas determinando as coordenadas de cada eixo.
Já no sketchup, as dimensões são orientadas por linhas coloridas e os cenários pré-definidos ilustram as dimensões, céu: azul, terra: marrom.
Para trabalhos em 2D, o AutoCAD permite definir espessuras de linhas, cores e blocos que auxiliam na leitura da planta.
Já o Sketchup nos dá uma noção das dimensões do espaço, uma vez que conseguimos visualizar o volume (largura, comprimento e altura).
O melhor de tudo é que utilizando a versão Sketchup Pro é possível utilizar o melhor dos dois softwares: o detalhamento do AutoCAD e as 3 dimensões do Sketchup.
Quem pode usar o sketchup?
Quem quiser! Simples assim. Aqui no Paisagismo Urbano vamos sempre estimular a curiosidade por diversos temas.
Seja para fazer um terreno, um mobiliário, uma máquina, um objeto qualquer, uma casa.
O sketchup é simples e acessível para atender as necessidades diárias.
Para uso profissional, ou apenas para uso pessoal, o sketchup está disponível para quem tem a necessidade de modelar algo em 3 dimensões.