SketchUP está mudando a forma de ver e fazer projetos

SketchUP está mudando a forma de ver e fazer projetos

SketchUP, é um programa de computador que tem por finalidade proporcionar aos Arquitetos, Paisagistas, Designer de Interiores entre outros setores criativos, formas de apresentar seus projetos através de modelos, conhecido também como maquetes 3D, a seus clientes em potenciais.

A flexibilidade de transmitir a ideia ao cliente por meio visual 3D, além de valorizar o seu serviço e empresa, facilita no momento da tomada de decisão.

Com isso, empresas do ramo não pensam duas vezes em buscar profissionais habilitados em desenvolver modelagens em 3D.

A partir da ideia de um profissional, é possível recriar o trabalho paisagístico de um jardim, ou uma horta, por exemplo, através de programas similares ao SketchUp.

Mas o que estes profissionais não sabem é que, investindo o seu tempo, e tendo em mente apenas o básico computacional, é realizável desenvolver o projeto para o seu cliente. Mesmo sendo um absoluto desconhecedor de softwares de criação de modelos.

Se você,  ler este artigo até o final, vou te apresentar a maneira mais rápido para dominar o SketchUP. E com isso, impressionar os seus clientes com seus projetos excepcionais.

Se você for um estudante na área de paisagismo, arquitetura e até mesmo engenharia, você também não perde por esperar. Porém, antes preciso pontuar algumas informações que são essenciais para assimilar as funcionalidades do sketchup para seu trabalho.

Sketchup para Profissionais

Sketchup é o sonho dos profissionais de arquitetura e paisagismo. Já que a comodidade com que tem de criar sua modelagem é uma das vantagens que o software transmite aos beneficiados.

Não por menos, o programa tem ganhado a atenção de inúmeros especialistas.

É tão simples manejar, que muitos já trocaram por completo o uso do papel e caneta, a fim de fazer seus desenhos, para o software que em pouco tempo faz um ótimo trabalho de apresentação.

Sem falar no tempo ganho para fazer edições e revisões.

Quem trabalha na área de paisagismo e jardinagem sabe que o AutoCad é um software muito usado na  engenharia e na arquitetura. Isso ocorre pelo próprio tempo de mercado, e até mesmo pela apresentação técnica que o software apresenta.

Contudo, na versão PRO do software (sketchup PRO) é possível importar plantas em AutoCAD (.dwg). E fazer modelagens incríveis em 3D, a partir de uma planta de AutoCAD (.dwg), PDF ou JPEG.

Vale lembrar, que o sketchup PRO é a licença para uso comercial do software. Para mais informações, confira os termos de uso da ferramenta.

Essa funcionalidade aumenta em até 3x a velocidade na criação do seu projeto. Todavia se você está começando agora, e quer conhecer as funções disponíveis do sketchup, é possível baixar a versão teste do programa.

Portanto, se você quer aprender a manusear o software, inicie com a versão gratuita, de uso não comercial. É uma ótima opção para conhecer as funcionalidades do sketchup.

No período teste, de 30 dias, você pode utilizar todos os recursos disponíveis, inclusive os recursos da versão PRO (Sketchup, Layout e Style Builder) . Após o término do período teste, você pode adquirir a licença de uso comercial e utilizar o sketchup em seus trabalhos do dia a dia.

 

Criação de modelo que Paisagista será capaz de fazer com o Sketchup

Você deve estar se perguntando, quanto tempo demora para fazer cada detalhe desta imagem.

Algumas destes objetos é simplesmente movendo, pois com o software você é capaz de encontrar componentes que facilitarão seu trabalho.

O 3D warehouse é como se fosse uma biblioteca do sketchup. Lá, você encontrara mobiliário, veículos, pessoas, espécies vegetais, alimentos, enfim, blocos para importar no seu desenho.

Uma dica para pesquisar blocos no 3Dwarehouse é utilizar o nome do objeto desejado em português e em inglês. Isso porquê o resultado da busca trará maiores opções de escolha para um determinado objeto.

Os blocos, como são chamados no sketchup, são os componentes, no AutoCAD e também podemos entender como objetos. Eles auxiliam muito no desenho, proporcionando uma visão geral do projeto, além de economizar tempo não momento de preparar uma apresentação rápida para o cliente.

Confira o artigo sobre blocos e saiba como utilizá-los no formato “menor”, mais compacto. Assim, você deixa seu desenho mais leve e evita que seu computador trave frequentemente. Sobre isso também, aproveite para ler o artigo sobre as configurações mínimas do computador para a instalação do sketchup.

Criação de Modelo que Arquitetos e Designer de Interiores serão capazes de realizar:

Este é um exemplo de desenho que você pode fazer no sketchup.

Com disposição e treinos diários, em menos de 1 semana, você pode apenas com o mínimo de noção das ferramentas básica, intermediárias e avançadas, recriar ou desenvolver lindos projetos.

Piso, paredes internas e externas, escada, vidros e portas, canteiros importar componentes. Tudo isso é possível: recriar, transformar e aperfeiçoar usando o sketchup.

Sketchup para estudantes

Se você está procurando por oportunidades no mercado de trabalho, conhecer o Sketchup e incluí-lo em seu currículo, é um diferencial.

Mesmo que você não tenha muita habilidade com programação e desenho, o sketchup lhe proporcionará conhecimento e habilidades para criar e recriar desenhos.

E claro, não precisa ser somente para a área de paisagismo. Você pode elaborar plantas de engenharia civil, parte elétrica, hidráulica; peças para motores, protótipo de eletroeletrônicos, eletrodomésticos; mobiliários, criar revestimentos, tipos de iluminação, e até mesmo investir em blocos de espécies vegetais.

Para quem já domina o AutoCad, o sketchup será como “mamão com açúcar” como diz o ditado popular.

É claro, que ao dizer que é de fácil aprendizagem, não queremos insinuar que em 1 dia você já saberá tudo sobre o programa e suas usabilidades.

Mas que, comparado a softwares similares, este é com certeza, um software fácil de se aprender e entregar resultados diferenciais. É possível criar cenas, exportar um vídeo em MP4 e mostrar suas ideias para outras pessoas, de forma simples e rápida.

Caso ainda não domine, mas quer aprender, você está a poucos passos para fazer incríveis modelagens em 3D, de forma simples e prática, com resultados incríveis.

Qual o segredo para dominar o Sketchup Make e PRO?

Como dominar o sketchup

Para dominar como ninguém o SketchUP Make e Pro, você precisa de apenas um ingrediente: tempo.

  • Você pode simplesmente sentar na cadeira, com seu computador ou notebook, e procurar compreender de forma didática as suas funcionalidades.

Sim, te garanto que é possível.

  • Outra forma e mais recomendável, é acessar tutoriais na internet que facilitará no entendimento e desenvoltura do software, diminuindo o tempo investido.

Caso seja essa sua escolha, aproveite para conferir alguns vídeos que preparamos e separemos para você sobre o sketchup.

  • E por último e não menos importante, é fazendo curso, com profissionais da área.

Este lhe traz inúmeros benefícios, pois te propicia a seguir um caminho desde o começo, absoluto zero. Até conhecer toda a funcionalidade que você pode usar a maneira que desejar. Ou seja, vai te transformar de um amador, a um profissional diferenciado.

Além disso, diferente de outros canais, você tem sempre uma equipe pronta para te atender, para tirar eventuais dúvidas e problemas que venha ocorrer.

E se quiser investir no seu conhecimento, conheça nosso curso de sketchup!

Por que fazer uso do Sketchup hoje?

Existe infinitos benefícios que você pode usar e aproveitar deste software. E claro, implementar a qualidade do seu material de trabalho daqui para frente.

Os olhos do cliente ao olhar o seu projeto em 3D serão outros.

A percepção que você como profissional, ou empresa terá, é de um indivíduo/grupo que estão preocupados em entregar a melhor experiência pré obra possível, deixando o cliente confortável em saber o que vai contratar.

Já como estudante, é interessante pensar deste software como conhecimento, uma vez que pode ser inserido em várias áreas e setores criativos.

É também um diferencial em seu currículo, pois as empresas estão cada vez mais, preocupadas com a relação cliente-empresa. E isto, certamente fará a diferença em uma seleção e para conhecimento próprio.

Estes ideais não são inatingíveis e pode ser mais simples do que parece.

Nossa equipe pensou em pessoas como você, que por hora deseja conquistar novas habilidades. Contudo precisa de um mergulho informativo de como introduzir ao SketchUP. E fazer modelagens incríveis em 3D.

Por isso, pensamos em como ajudar você.

Decidimos e fizemos um material único para te ajudar a entender os conceitos básicos. As ferramentas essenciais, e em como transformar uma planta baixa em 3D. Deixando assim, sua apresentação mais atrativa.

E por fim como deixar de ser um iniciante para um profissional em modelagens 3D e se diferenciar no mercado.

Confira também: