Arranjo de flores para presente: dicas e ideias

Arranjo de flores para presente: dicas e ideias

Dia dos Namorados, aniversário de casamento, aniversários tradicionais e mesmo uma visita à casa nova de um amigo querido são ocasiões nas quais um arranjo de flores para presente é uma gentileza em forma de homenagem.

As flores emprestam beleza, aromas e vida ao ambiente, e presentear alguém com um arranjo representa muito mais do que um simples mimo.

É uma forma de mostrar os sentimentos sem usar palavras, evocar memórias e transmitir sensações de acordo com cada característica distinta das flores.

Namorados se presenteiam com rosas vermelhas, símbolo master da paixão, enquanto girassóis transmitem energia quem precisa de um up.

Margaridas remetem à infância, ao campo e a um período mais simples da vida, enquanto os lírios remetem à ocasiões especiais, como casamentos e formaturas.

É por isso que o arranjo de flores para presente não é um simples agrado e, embora seja tido como uma opção tradicional, não é uma escolha simples para quem deseja transmitir a mensagem certa.

Antes de contarmos tudo o que você precisa saber sobre arranjo de flores para presente, cadastre-se em nossa lista VIP!

Receba conteúdos incríveis!

Flores para dar de presente

Flores possuem formatos, cores, texturas, aromas e tempos de vida diferentes umas das outras, o que as torna ainda mais especiais.

Nenhum buquê ou botão é igual ao outro e essas sutilezas são carregadas de significados.

As já citadas rosas vermelhas, margaridas, girassóis, lírios estão entre as opções de presentes mais comuns, principalmente pela beleza e pelo que transmitem.

Para sair do lugar comum, no entanto, escolha opções igualmente bonitas para presentear com flores. Veja algumas ideias:

Peônias:

São delicadas e marcantes. Em cores leves, como rosa, branco e creme, transmitem amor e conforto, e em cores fortes, como vermelho e laranja, passam uma mensagem de paixão e força

Não-me-esqueças (Miosótis):

O nome já diz tudo sobre essa flor delicada e comumente azul, que resgata memórias e transmite serenidade e é uma ótima opção para um arranjo de flores para presente.

Jasmim:

O aroma dessa flor é inconfundível, o que a torna um ótimo presente para quem deseja decorar a casa e trazer um novo significado ao ambiente. O perfume adocicado combina com carinho e amor.

Gérbera:

Essa é uma flor cheia de energia e de vida, uma ótima alternativa ao tradicional Girassol.

Copo-de-leite:

Muito associada a rituais sagrados, casamentos e decoração de ambientes, transmite pureza, paz e sensibilidade.

É possível elaborar um lindo arranjo de flores para presente e surpreender alguém muito especial você.

Flor do campo:

Comuns em buquês de noivas e decoração de ambientes, transmitem equilíbrio devido à ampla gama de cores, formatos e texturas.

Cravo:

A simbologia do cravo é amor e liberdade, mas sua fama não é das melhores.

Associado a velórios e à famosa briga com a rosa na canção, é uma flor sóbria e que deve ser usada com cuidado quando se fala em presentes.

Dente-de-leão:

Entre as flores para dar de presente essa é uma ótima opção para quem precisa de um ânimo na vida, pois o dente-de-leão representa otimismo, liberdade e muita luz.

Tulipa:

Amor, amor, amor, em suas mais diversas cores! As tulipas representam o sentimento mais belo do mundo com elegância e minimalismo.

Uma de nossas preferidas para um belíssimo arranjo de flores para presente.

Violeta:

Quem nunca ganhou um vasinho de violeta? Essa flor representa simplicidade e modéstia e tem uma infinidade de cores para enfeitar o ambiente.

Veja o vídeo com algumas dicas sobre flores para presentear em datas especiais.

Flores para presentear homem

Por serem associadas à delicadeza, as flores foram, por muito tempo, presentes tabus para os homens que podiam inclusive se sentir ofendidos caso ganhassem um belo buquê.

E de certa forma em ocasiões especiais e datas comemorativas presenteá-los nem sempre é tarefa fácil, sendo necessário exercitar a criatividade para encontrar presentes para homens.

Felizmente as opiniões mudam e hoje são vários os homens que adoram receber arranjo de flores para presente, principalmente para decorar a casa.

Por isso, as espécies ornamentais são as queridinhas para esse público, como orquídeas, tulipas, dálias e copo-de-leite.

Como a masculinidade é associada à postura enérgica, as flores para presentear homem que transmitem força e vitalidade são bem-vindas.

Bons exemplos são os girassóis, gérberas, dente-de-leão, bromélias, cravos e até os lírios.

Não é comum dar um arranjo de flores para presente com espécies muito perfumadas.

Quanto às cores, as mais tradicionais para eles são brancas, amarelas, laranjas e azuis – mas para que se prender a padrões, não é?

Arranjo de flores para presente para mulheres

No imaginário feminino, construído desde a mais tenra infância, o príncipe encantado lhe presenteia com uma rosa vermelha, o que a faz se derreter de amores e perceber que ele é o homem da sua vida.

Mas se estamos em um momento onde homens ganharem flores de presente é perfeitamente aceitável, também precisamos desapegar da crença de que as damas só querem flores e nada mais.

Afinal, mulheres nem sempre querem ser desejadas: às vezes elas só querem ganhar um belo presente de um amigo querido ou decorar a casa com um arranjo colorido.

Logo, as flores do campo, em seu mix de opções, são uma ótima opção, junto do “mosquitinho” e chuva dourada para compor o arranjo.

Rosas, lírios, orquídeas, tulipas, bromélias e jasmins, perfumadíssimas e disponíveis em diversas cores, também conquistam os corações femininos.

Se optar por flores para mulher mais simples, escolha a flor-da-fortuna, também chamada de kalanchoe. É delicada, colorida e fácil de cuidar, é uma ótima planta decorativa e traz alegria ao ambiente, além de proporcionar sensação de conforto.

Como presentear com flores em cada ocasião

O arranjo de flores é diferente segundo cada ocasião.

A mudança para uma nova casa não é igual ao falecimento de um ente querido ou até a um pedido de desculpas.

Há uma etiqueta básica a se seguir nesses casos. Veja como não errar:

  • Presenteando um conhecido: flores são uma boa opção de presente para pessoas que você ainda não tem tanta intimidade, em especial as ornamentais, como orquídeas, camélias e gardênias, e as fáceis de cuidar, como suculentas e a flor-da-fortuna;
  • Nascimento de um filho: nem pensar em flores com perfumes fortes ou que soltem muito pólen! Prefira as vibrantes e coloridas, como gérberas, rosas e girassóis;
  • Casa nova: a flor-da-fortuna, a chuva dourada, as gérberas e a peônia simbolizam prosperidade e sucesso! Orquídeas são ótimas flores ornamentais para ambientes internos, enquanto suculentas e cactos são fáceis de cuidar;
  • Noivado ou casamento: momento de celebrar o amor, portanto flores brancas e rosas são as mais pedidas! Escolha lírios, cúrcumas, rosas, tulipas e peônias;
  • Agradecimento ou pedido de desculpas: para agradecer, um buquê delicado de copos-de-leite, gérberas, astromélias ou azaleias é uma ótima pedida. Para se desculpar, opte por petúnias, que são símbolo de sabedoria e cura de ressentimentos;
  • Recuperação de uma doença: arranjo de flores para presente que transmitem tranquilidade, como margaridas, mosquitinhos, miosótis e dente-de-leão, são as melhores escolhas para esse momento delicado.

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e dê sua opinião nos comentários!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no google
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
1
Olá, tudo bem?
Como podemos te ajudar?
Powered by