O Que é Aromaterapia e Para Que Serve?

O Que é Aromaterapia e Para Que Serve?

Você já ouviu falar em aromaterapia? Essa técnica utiliza de óleos naturais para melhorar em vários aspectos da saúde. O aroma dos óleos essenciais libera partículas que estimulam o cérebro de diferentes maneiras. 

A aromaterapia pode ser um grande aliado no tratamento da insônia, ansiedade, depressão, asma e resfriado. Além disso ajuda no bem estar e aumentar a imunidade do corpo. 

Vale lembrar que mesmo se tratando de óleos essenciais, é recomendado que se tenha a orientação de um profissional para recomendar o melhor óleo essencial para cada tipo de finalidade 

Neste artigo vamos abordar melhor o que é essa terapia e os seus benefícios. Continue lendo e confira.  

O que é aromaterapia

De maneira simples e clara, aromaterapia é a terapia de aromas, ou seja, são usados óleos essenciais com diversos aromas com o objetivo de tratar sintomas de patologias e melhorar o bem estar. 

Aqui vale retratar a diferença entre óleos essenciais e essências.

Óleo essencial é obtido das plantas, por meio de processos físico-químicos. Já uma essência é produzida de forma sintética, muitas vezes manipulada em laboratório.

No mercado existem imitações sintéticas (essências) de aromas naturais (óleos essenciais). Contudo, se a finalidade é utilizar os aromas para o tratamento de doenças, independente do aspecto, devemos adquirir óleos essenciais de boa qualidade.

aromaterapia

Esses aromas naturais desenvolvem sensações no cérebro que contribuem para aliviar sintomas físicos, mentais e emocionais

Os benefícios da aromaterapia podem ser obtidos por meio de difusores, massagens, banhos, inalação, entre outras maneiras. 

Benefícios da aromaterapia

O uso da aromaterapia é tão antigo que mesmo antes de ter esse nome designado já se era utilizado óleos essenciais para aliviar diversos sintomas de enfermidades. 

Listamos alguns dos principais benefícios da aromaterapia:

Bem estar

O aroma que é exalado ativa partes do cérebro que promove a sensação de bem estar e tranquilidade. Por isso, mesmo pessoas que não tenham nenhuma enfermidade aparente, podem recorrer a aromaterapia apenas para melhorar o seu dia a dia e sentir-se melhor de uma maneira geral. 

Auxilia no estresse e na depressão

Do mesmo modo que ajuda no bem estar a aromaterapia ajuda nos principais sintomas da depressão, da ansiedade e do estresse. 

Com o uso dos óleos essenciais é possível minimizar os sintomas de depressão e promover momentos de relaxamento.

Ajuda no bom humor

Alguns óleos essenciais ajudam a melhorar o humor, como a laranja doce e alecrim, por isso são recomendados no uso de colares aromáticos, difusores de ambiente ou durante massagens relaxantes, caso a finalidade seja relaxar ou estimular a circulação sanguínea e linfática do corpo. 

Melhora de dores de cabeça

Sente muitas dores de cabeça? Com o tratamento correto com a ajuda da aromaterapia você pode aliviar os sintomas tanto das dores de cabeça, quanto de dores mais fortes como a enxaqueca. 

Combate a insônia

Colocar um indifusor com óleos aromáticos ajuda a melhorar as noites de sono e com isso combater os males da insônia. É possível melhorar o sono e ter noites mais calmas e tranquilas. A lavanda é um dos óleos essenciais indicados para esta finalidade.

Outros benefícios 

Outros benefícios que valem ser destacados com o uso da aromaterapia são o gerar mais energia, clarear a mente e até mesmo de aumentar o foco e outros como:

  • aliviar sintomas da tpm
  • alivia o cansaço
  • regula a pressão 
  • deixa o sistema imunológico mais forte
  • melhorar as vias respiratórias

Como usar a aromaterapia

Como falamos acima, existem diversos modos de fazer uso da aromaterapia. Os mais comuns são por meio de:

  • Massagens

Dessa maneira os óleos essenciais são incorporados junto a cremes ou óleos graxos, evitando assim, o contato direto na pele. Essa diluição auxilia na nutrição da pele e na penetração do óleo essencial. Com isso, ajuda tanto no relaxamento, quanto a melhorar infecções musculares, dores nas articulações, problemas de pele, etc. 

  • Inalação

A inalação ativa principalmente nas vias aéreas, potencializando e o tratamento de problemas respiratórios. Para quem está começando o indicado é começar com inalações leves e ir aumentando conforme o tempo for passando. 

  1. Inalações curtas: 3 a 7 respirações seguidas, vários horários do dia 
  2. Inalações médias: 10 a 15 respirações seguidas, vários horários do dia 
  3. Inalações longas: 10 a 15 minutos de respirações seguidas, 2 a 3 vezes ao dia.
  • Aromatizador – Difusor de ambiente (inalação indireta)

Podendo ser utilizado em vários cômodos da casa e por várias horas. Esse aparelho emite uma fumaça que exala o aroma das essências por todo o cômodo onde está instalado. É importante deixar as janelas fechadas para manter o óleo essencial no ambiente. Caso o difusor seja elétrico, fique atento a prescrição de uso, uma vez que alguns fabricantes recomendam cerca de 3 a 4 horas de uso contínuo, evitando com isso, danos ao aparelho.

  • Spray

Os sprays podem ser uma boa solução para utilizar na casa, no trabalho ou até mesmo deixar na bolsa ou no carro. Basta diluir o seu óleo essencial no álcool, acrescentar um pouco de água, e em seguida colocar em um vidro escuro, a fim de preservar os compostos dos óleos, de spray. Depois, borrife pelos cômodos que você deseja purificar. 

É uma boa pedida também para jogar em quartos onde tem pessoas se recuperando para ajudar na recuperação. 

  • Banhos de imersão

Esses banhos são melhores quando feitos em banheiras, mas se não tiver uma em sua casa tudo bem. Você pode utilizar durante o seu banho normal. Para isso, em um recipiente, coloque um sabonete líquido neutro ou um óleo gorduroso e adicione o óleo essencial. Com isso, você evita causar danos na pele e aproveita ao máximo os benefícios dos óleos essenciais.

Enfim, a aromaterapia tem muitos benefícios para a saúde desde que você saiba como escolher o melhor aroma para a sua necessidade. 

Você já fez uso da aromaterapia? Nos conte nos comentários!

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.