O que plantar na horta do mês de janeiro ao mês de dezembro

O que plantar na horta

Planejar o que plantar na horta é uma forma de organizar as verduras,  legumes, ervas e temperos que serão colhidos no decorrer de todo o ano. Também pode ser uma ótima alternativa para experimentar novos alimentos e  aproveitar o melhor de cada estação: primavera, verão, outono e inverno.

Além disso, cada verdura e legume têm suas propriedades específicas que são  benéficas para nossa saúde.

Conhecer o que plantar na horta em cada época  do ano nos ajuda a consumir vitaminas e sais minerais essenciais para nosso  corpo.

Para isso, uma sugestão nestes casos, é selecionar quais são as verduras e legumes  indispensáveis em sua residência ou comércio, e reservar um espaço para plantio de novas opções em sua horta.

Aproveitar os benefícios dos alimentos cultivados em cada época do ano é uma  ótima forma de diversificar e consumir diferentes vegetais na alimentação diária.

Para completar, nessa época incerta em que é preferível passar mais tempo em casa, uma horta pode não apenas ajudar na economia pessoal, como também evitar idas ao supermercado. Você terá alimentos saudáveis prontinhos para seu consumo bem no seu lar.

É por isso que no texto de hoje, nós iremos ensinar como cultivar vinte das hortaliças mais populares que em sua maioria se adequam ao clima do país inteiro e ainda podem se desenvolver durante o todo ano.

Além disso, iremos apontar a diferença dos nomes populares e científicos, assim como apresentar vegetais específicos para cada região do Brasil e o seu período. Então, continue conosco até o final para descobrir tudo!

Nome popular e nome científico das verduras e legumes

Antes de explicarmos como cultivar e quais são as características de cada uma, vamos te elucidar sobre os nomes populares e científicos delas. É importante se atentar a diferença! 

O nome popular pode ser conhecido por mais de uma espécie vegetal em  diferentes regiões do Brasil. 

Por exemplo: manjericão, alfavaca, basílico e manjericão doce são alguns  exemplos de nomes populares de uma mesma planta. 

Já o nome científico é uma nomenclatura utilizada e reconhecida pelo mundo  inteiro. É uma forma única de identificar uma espécie vegetal. 

Confira uma lista de nomes populares e científicos com 20 tipos de hortaliças  que você pode cultivar ao longo de cada região e em qualquer estação do ano:

Como cultivar essas hortaliças na sua horta?

Agora que você já sabe os dois nomes e pode diferenciá-las bem, está na hora de aprender mais sobre as características de cada uma e como fazer para cultivá-las da melhor forma possível. Dê uma olhada abaixo:

1. Agrião

Agrião horta

O agrião é uma planta semi aquática que pode chegar a até 1,2m de altura quando está em seu ambiente natural. Ele é considerado uma hortaliça de fácil cultivo e também é muito usado para dar um sabor mais picante aos pratos.

Clima

O agrião se desenvolve melhor em um clima ameno, ou seja, de temperaturas que variam de 10ºC até os 25ºC. Em temperaturas maiores, ele fica em um tamanho menor.

Luminosidade

Essa hortaliça precisa de uma luminosidade boa, necessitando receber algumas horas de luz direta do sol por dia. Se você morar em locais muito ensolarados, é preferível que o agrião não fique exposto à luz nas horas mais quentes do dia.

Solo e irrigação

Como dissemos, o agrião é uma planta semi aquática, o que significa que ele se desenvolve melhor em locais com uma camada de água sobre o solo que pode ter em torno de 2 até 5 cm. Os terrenos mais ardilosos e úmidos também funcionam bem.

Para melhorar, o solo precisa ser fértil e o seu pH ideal é o neutro ou um pouquinho alcalino.

Plantio

As sementes do agrião podem ser semeadas nas sementeiras e é possível transplantá-las quando as plantas tiverem de 4 a 6 folhinhas. Você também pode semeá-lo no local definitivo, como um vaso, mas sem adicionar a camada de água ainda. 

Outro modo de realizar o plantio, é plantar as ramas que têm no mínimo 15 cm de comprimento e foram removidas das hortaliças adultas. Essas pegam raíz com facilidade se forem colocadas parcialmente em um local com água.

Colheita

As folhas do agrião podem ser colhidas depois de 60 até 80 dias após o plantio, ou de 40 até 50 dias quando o plantio foi realizado com as ramas.

2. Alface

Alface horta

Alface é uma das hortaliças mais consumidas e cultivadas ao redor do mundo. Ela possui vários tipos (cultivares) que se diferenciam pelo tamanho, textura, cor, etc. Algumas das mais comuns, são alface-manteiga, alface-iceberg, alface-romana, entre outras.

Clima

A alface também prefere temperaturas mais amenas, no geral, apesar de alguns cultivares preferirem um clima mais quente e outras um mais frio. A melhor temperatura para a maioria dos casos vai de 10ºC até 24ºC.

Luminosidade

Para que a alface cresça bem, ela precisa de uma boa luminosidade com luz do sol direta. Mesmo assim, ela se adapta bem à meia sombra.

Solo e irrigação

O solo para a alface precisa ter bastante matéria orgânica e ser fértil, com um bom sistema de drenagem. O pH ideal está entre 6 e 7. Já a sua irrigação precisa ser regular e frequente para que o solo fique úmido, no entanto, não é indicável que ele esteja encharcado.

Plantio

Para as regiões de clima ameno, as sementes podem ser plantadas já no local definitivo. Nas regiões com muito calor, é indicado que as sementes sejam adicionadas em um ambiente mais fresco, como um viveiro, para depois serem transplantadas quando ela tiver de quatro a seis folhas; ou até plantá-las no final da tarde, molhando-as logo depois.

As sementes precisam estar a pelo menos 1 cm de profundidade dentro do solo. O espaçamento entre elas pode ficar entre 20 e 35 cm para os tipos menores, e 30 e 35 cm para os maiores.

Outro modo de realizar o plantio, é plantar as ramas que têm no mínimo 15 cm de comprimento e foram removidas das hortaliças adultas. Essas pegam raíz com facilidade se forem colocadas parcialmente em um local com água.

Colheita

É possível colher as folhas da alface de 55 a 130 dias após a realização do plantio.

3. Alho

Alho horta

O tamanho do alho pode variar de 30 cm até 120 cm de altura. Ele é muito utilizado para refogar e como condimento, mas também pode ser comido cru, assado ou cozido.

Clima

O alho se adapta bem a vários tipos de clima. Contudo, se morar em uma área muito quente e chuvosa, é preferível evitar o plantio, pois o alho precisa de um período de frio durante o cultivo, com temperaturas entre 0ºC até 15ºC para que seus bulbos se formem corretamente.

Luminosidade

Apesar de existirem cultivares que têm necessidades diferentes com relação à luminosidade, geralmente o alho necessita de uma luz do sol direta por algumas horas por dia ao menos.

Solo e irrigação

O alho não se preocupa muito com o seu solo, pois ele pode se adaptar bem naqueles que são pouco férteis. Mesmo assim, prefira solos que sejam leves e tenham uma boa drenagem. O pH ideal está entre 6,2 e 7.

Com relação à irrigação, é preciso realizá-la de forma regular para que o solo tenha uma boa umidade, principalmente no início do cultivo. Quando a planta estiver maior, pode reduzir a quantidade de vezes. De dez a vinte dias antes da colheita, pare de irrigá-la.

Plantio

É possível plantar alho a partir das sementes, no entanto, o mais indicado é plantá-los através dos seus dentes. Você pode colocá-los no local definitivo em uma profundidade de no mínimo 3 cm e no máximo 5 cm (8 cm em locais mais frios) no solo. 

É essencial que a parte mais fina do dente de alho fique voltada para cima. O seu espaçamento pode ficar entre 25 cm até 30 cm entre as linhas do plantio, mas de apenas 10 cm entre as outras plantas.

Colheita

Geralmente, a colheita acontece de 16 até 36 semanas depois da realização do plantio. Vale lembrar que esse tempo pode variar ainda mais dependendo dos cultivares.

4. Alho-Poró

Alho poró horta

O alho-poró (ou alho-porro) é uma planta cuja principal característica é o pseudocaule, que é a parte mais utilizada na cozinha. Assim como o alho anterior, esse também pode ser consumido frito, cozido, refogado ou cru.

Clima

O melhor clima para o alho-poró é o ameno, suas temperaturas favoritas estão entre 13ºC e 24ºC, mas mesmo assim ainda consegue se adaptar com temperaturas maiores se o solo estiver com uma boa umidade.

É interessante mencionar que a planta precisa de um período mais frio para um melhor desenvolvimento.

Luminosidade

O melhor é cultivar o alho-poró com a luz do sol direta por pelo menos algum período do dia. Além disso, também é possível cultivá-lo em meia sombra, mas com uma iluminação boa.

Solo e irrigação

O solo precisa ser fértil, com bastante matéria orgânica, leve e com uma boa capacidade de drenagem. Seu pH ideal está entre 6 e 6,8. Já a sua irrigação precisa ser feita regularmente, pois o solo precisa estar úmido, mas sem muito exagero.

Plantio

O alho-poró é plantado por suas sementes, que precisam estar a 1 cm de profundidade no solo. O melhor espaçamento para elas é o de 15 cm a 20 cm entre as outras plantas, mas de 30 cm a 50 cm entre as linhas.

Colheita

Você pode colher o seu alho-poró depois de 120 até 150 dias do plantio.

5. Almeirão

Almeirão horta

O almeirão pode atingir uma altura em torno de 15 a 20 cm, seu gosto é amargo e ele é mais utilizado em saladas. Além disso, as suas flores também pode ser consumidas ou utilizadas para decorar os pratos.

Clima

O almeirão se adapta melhor a um clima temperado e subtropical frio.

Luminosidade

Não é muito fã de luz direta, por isso é melhor deixá-la em um local que tenha sombra, mas alguma incidência de luz.

Solo e irrigação

O melhor tipo de solo para o almeirão é o neutro e com muita matéria orgânica; seu pH ideal está em torno do 7. Com relação à irrigação, ele precisa ser regado regularmente e ser mantido sempre úmido.

Plantio

Você pode plantar o almeirão a partir de mudas. Procure deixá-las com um espaçamento de 10 cm entre as linhas e 15 cm entre as plantas.

Colheita

Já é possível colher as folhas entre 50 até 60 dias depois do plantio.

6. Berinjela

o que plantar na horta

A berinjela é bem conhecida por seu fruto roxo intenso (que é a única parte comestível da planta), no entanto, existem muitos cultivares diferentes que podem variar de 40 cm até 2 m de altura! Você pode consumir a berinjela de jeitos bem diversos, como cozido, empanado, frito, etc.

Clima

A berinjela se desenvolve melhor em clima tropical, de preferência em temperaturas que sejam superiores à 20º C.

Luminosidade

Ela é um vegetal que precisa de luz do sol direta por pelo menos algumas horas ao dia.

Solo e irrigação

Seu solo precisa ser fértil, com matéria orgânica, uma boa capacidade de drenagem e nitrogênio. Seu pH ideal varia entre 5,5 e 6,8. Ele precisa ser regado com regularidade, mas sem que a área fique encharcada.

Plantio

Você pode deixar as sementes dentro da água durante 24 horas para que a germinação seja mais fácil. Depois, coloque-as perto da superfície do solo, cobrindo-as apenas com um pouco de terra. Transplante-as quando elas tiverem de 8 cm a 10 cm de altura.

O espaçamento pode variar com os tipos de cultivares e clima, mas geralmente entre as linhas ele é de 60 a 1 m, e entre as plantas é de 50 a 1 m.

Colheita

Pode variar, mas normalmente a colheita pode ser realizada de 3 a 6 meses após a realização do plantio.

7. Bertalha

Bertalha horta

A bertalha é um tipo de trepadeira que pode chegar até 10 metros de comprimento! As suas folhas e as pontas de seus ramos podem ser consumidas de diversos modos, como refogados, cozidos e crus. Seus frutos dão origem a um suco púrpura que pode ser utilizado como corante.

Clima

É uma planta de clima tropical, então tem o desenvolvimento melhor em temperaturas quentes.

Luminosidade

Prefere ser cultivada com luz do sol direta, mas se adapta bem à meia sombra se houver uma boa iluminação.

Solo e irrigação

O melhor tipo de solo para a bertalha é o que tenha uma boa drenagem, seja fértil, leve e com bastante matéria orgânica. Seu pH deve estar entre 5,5 e 6,8. A irrigação, por sua vez, precisa ser regular, mas sem encharcar o solo.

Plantio

As suas sementes podem ser colocadas já no local definitivo, com cerca de 5 cm de profundidade. O espaçamento pode variar de acordo com as cultivares, mas geralmente entre linhas é de 80 cm e entre plantas é de 50 cm para os cultivares que são indeterminadas em crescimento, e 40 cm tanto entre plantas e linhas para as que são determinadas.

Colheita

Geralmente, a colheita da bertalha ocorre de 2 a 3 meses depois de feito o plantio.

8. Beterraba

o que plantar na horta

A beterraba é mais cultivada para que sua raiz primária e suas folhas sejam consumidas. É interessante mencionar que apesar de ser conhecida pela cor roxa avermelhada, ela também existe em cores alaranjadas, brancas e amareladas.

Clima

O clima ameno é a melhor opção para a beterraba, especialmente as temperaturas entre 10º C e 24º C.

Luminosidade

É preciso cultivar a beterraba em um local com boa incidência solar direta.

Solo e irrigação

O solo para a beterraba precisa ter um bom sistema de drenagem, assim como tem que ser leve, profundo e fértil, rico em boro e matéria orgânica; com um pH que varia de 6 até 7,5. Seu solo precisa sempre estar úmido, mas sem ser encharcado, então regue com frequência.

Plantio

Para o plantio, é preciso plantar os glomérulos de frutos, que contém as sementes. Elas têm que ser adicionadas com cerca de 1 cm de profundidade no solo. Seu espaçamento é de 30 cm entre as linhas e de 5 cm a 10 cm entre as plantas. Quando elas atingirem de 5 a 10 cm de altura, é importante tirar o excesso de planta. 

Colheita

A colheita da beterraba pode acontecer entre 60 a 90 dias após o plantio.

9. Brócolis

Brócolis horta

O brócolis é da mesma espécie que a couve e o repolho, tendo seus botões florais como os produtos consumidos. Eles são colhidos quando as flores ainda não se abriram, e normalmente são comidos após o cozimento.

Clima

O brócolis prefere climas amenos, não se adaptando bem a temperaturas acima de 23º C.

Luminosidade

O brócolis é uma planta que precisa de uma luminosidade direta ao menos algumas horas por dia.

Solo e irrigação

O solo precisa ter boa capacidade de drenagem, fértil e ainda conter muita matéria orgânica, em especial o boro; seu pH deve ficar entre 6 e 7. Sua irrigação deve ser regular, mas com cuidado para que não deixe o solo encharcado.

Plantio

As sementes podem ser plantadas a 1 cm de profundidade do solo já no local definitivo. O espaçamento entre as linhas é de 60 cm a 1 m e entre as plantas é de 30 cm a 60 cm.

Colheita

Pode ser colhido entre 75 a 100 dias após a realização do plantio.

10. Cebolinha

Cebolinha horta

A famosa cebolinha pode chegar até 50 cm se florescer (ela possui flores rosas). Ela é mais utilizada como tempero para os mais diversos pratos.

Clima

A cebolinha se adapta bem às mais diversas temperaturas, desde as mais altas até as mais baixas. No entanto, ela prefere um clima ameno, que vai de 10ºC até 24º C.

Luminosidade

Ela pode ser cultivada tanto na luz do sol direta quanto na meia sombra. No entanto, em locais mais quentes, o ideal é que ela fique protegida do sol em horários mais calorosos. 

Solo e irrigação

O melhor solo para a cebolinha é aquele que tenha bastante matéria orgânica, uma boa capacidade de drenagem e um pH que varia entre 6 e 7. O ideal é que haja uma irrigação regular, mas não o suficiente para encharcar a terra.

Plantio

É indicado semear no local definitivo durante um período em que a temperatura esteja entre 15º C e 20º C. Você também pode plantá-la através da touceira, cortando-as de uma planta adulta e colocando-as no solo. O espaçamento no geral pode variar bastante, de 5 cm até 25 cm.

Colheita

A colheita pode ser iniciada entre 75 e 90 dias depois do plantio das sementes ou 60 dias depois do transplante das mudas.

11. Cenoura

Cenouras horta

É claro que a parte mais consumida da cenoura é a sua raiz primária, que pode ser preparada cozida, crua e de várias outras formas. No entanto, as suas folhas também podem ser utilizadas em pratos, mesmo que seu sabor seja bem forte.

Clima

As melhores temperaturas para o cultivo da cenoura estão entre 16ºC e 22ºC, mas elas podem se adaptar bem em temperaturas indo do mínimo 7ºC até o máximo 30ºC.

Luminosidade

A cenoura prefere a luz solar direta, mas pode ser cultivada à meia sombra se houver uma luminosidade favorável.

Solo e irrigação

O solo ideal para a cenoura é aquele que seja cheio de matéria orgânica, profundo, com uma boa drenagem, leve e com um pH que varia entre 6 e 7,5. Sua irrigação deve ser regular, mas com o cuidado para não deixar o solo encharcado.

Plantio

O mais indicado é que as sementes sejam semeadas logo no local definitivo, pois a cenoura não gosta muito de ser transplantada. As sementes podem ser plantadas em uma profundidade de 0,5 cm até 1 cm.

Colheita

A colheita da cenoura pode ser iniciada de 60 a 120 dias após o plantio.

12. Chicória

Chicória horta

A chicória é do mesmo gênero que o almeirão. Ela pode ser utilizada tanto como alimento quanto como planta medicinal.

Clima

A chicória prefere um clima ameno, com temperaturas entre 12ºC e 22ºC, no entanto, pode se adaptar em temperaturas até 25ºC.

Luminosidade

Ela pode ser cultivada tanto com luz do sol direta ou à meia sombra. É importante saber, porém, que as chicórias que passam muito tempo sob o sol podem ter folhas mais amargas.

Solo e irrigação

A chicória é beneficiada com um solo fértil, com matéria orgânica e boa capacidade de drenagem. Seu pH ideal precisa ficar entre 5,5 até 7 e sua irrigação precisa ser regular.

Plantio

Suas sementes podem ser plantadas em sementeiras ou outros recipientes, e depois podem ser transplantadas quando as mudas tiverem de quatro a seis folhas; é preferível fazer isso ao fim da tarde ou em um clima mais ameno. O espaçamento pode ficar de 25cm a 40cm entre as plantas.

Colheita

É possível colher as folhas da chicória depois de 50 a 100 do plantio.

13. Coentro

Coentro horta

O coentro é muito utilizado na culinária típica de diversos estados brasileiros. Ela pode atingir 1 metro de altura se florescer. Além disso, as suas folhas mais novas têm um sabor mais delicado, enquanto as mais antigas são mais fortes no paladar.

Clima

Não existe uma regra para o melhor clima de cultivo do coentro, pois ele se adapta bem à maioria das temperaturas. No entanto, evite cultivá-los caso more em um lugar com clima muito frio.

Luminosidade

Ele pode ser cultivado tanto com luz do sol direta ou à meia sombra com boa luminosidade. É interessante saber, porém, que as folhas do coentro que passam muito tempo sob o sol direto podem ter um sabor mais forte.

Solo e irrigação

O coentro tem mais sabor e mais aroma se for cultivado em solo pouco fértil. Mesmo assim, é bom que o solo tenha matéria orgânica e uma boa capacidade de drenagem. Sobre a irrigação, ela precisa ser regular quando a planta é jovem e depois menos frequente quando ela for mais desenvolvida.

Plantio

O plantio pode ocorrer em vasos ou outros recipientes que tenham no mínimo 30 cm de profundidade, pois sua raiz primária é longa. As sementes podem ser adicionadas em uma profundidade de 1 cm no solo.

Colheita

Você pode colher as folhas do coentro de 30 a 70 dias após o plantio. Vale a pena lembrar para não remover mais do que ⅓ das folhas, pois isso pode deixar a hortaliça mais fraca.

14. Couve

Couve horta

A couve é da mesma espécie que o brócolis, o repolho e a couve-flor. Ela pode ser comida crua em saladas, refogada e cozida. Além de ser nutritiva, ela ajuda na saúde do organismo.

Clima

Ela se desenvolve bem em um clima ameno e em temperaturas frias, apesar de não gostar muito de locais muito quentes.

Luminosidade

Ela fica melhor se for cultivada sob a luz solar direta, mas em dias muito quentes o ideal é deixá-la à meia sombra.

Solo e irrigação

Deve ser fértil, com uma boa drenagem e cheio de matéria orgânica; seu pH pode variar entre 6 e 7,5. A irrigação precisa ser frequente, mas sem deixá-lo encharcado.

Plantio

O plantio da couve pode ser realizado a partir das sementes ou dos caules das plantas adultas que já tem mais de 20 cm de comprimento. Seu espaçamento entre as plantas pode ser de 25 cm a 50 cm e entre as linhas de 50 cm a 1 metro.

Colheita

Prefira colher a couve entre 10 e 16 semanas depois da realização do plantio.

15. Couve flor

Couve flor horta

A couve-flor é bem utilizada na culinária brasileira, sendo cozida e depois adicionada em saladas ou empanada, entre outras opções.

Clima

A melhor temperatura para o cultivo da couve-flor está entre 15ºC e 20ºC, sendo que ela não tolera muito bem climas frios ou quentes demais.

Luminosidade

Prefere ficar sob a luz do sol direta por algumas horas ao dia.

Solo e irrigação

O solo para a couve-flor precisa ter um bom sistema de drenagem, assim como tem que ser leve e fértil, rico em boro e matéria orgânica; com um pH que varia de 6 até 7. Seu solo precisa sempre estar úmido, mas sem ser encharcado, então regue com frequência.

Plantio

Na maioria dos casos, a couve-flor é plantada a partir de sementes em algum recipiente ou sementeira, para depois ocorrer o transplante para o local definitivo quando as mudas tiverem entre 4 a 6 folhas.

Colheita

O período varia muito, de 60 a 280 dias depois do plantio. No entanto, é bom colhê-las quando ela está parecendo compacta e firme.

16. Espinafre

Espinafre horta

As folhas do espinafre são muito nutritivas, mas elas não devem ser consumidas em excesso, pois possuem muito oxalato, uma substância responsável por facilitar as pedras nos rins.

Clima

Ela é bem adaptável, podendo se desenvolver em temperaturas que variam de 2ºC até 27ºC.

Luminosidade

O espinafre se desenvolve bem tanto em luz do sol direta quanto em meia sombra, mas deve ficar protegido da incidência solar nas horas mais ensolaradas do dia.

Solo e irrigação

O solo para o espinafre precisa ter uma boa capacidade de drenagem, assim como tem que ser fértil e rico em nitrogênio e matéria orgânica; com um pH que varia de 6 até 7,5. Seu solo precisa sempre estar úmido, mas sem ser encharcado.

Plantio

As sementes do espinafre geralmente funcionam melhor se estiverem à 1 cm do solo e costumam levar 1 a 2 semanas para apresentar uma boa germinação. O seu espaçamento pode variar, mas normalmente entre plantas é de 5 cm a 15 cm e entre linhas é de 30 cm a 45 cm.

Colheita

Prefira fazer a colheita quando a planta tiver no mínimo 6 folhas. Isso geralmente acontece de 40 a 120 dias depois da realização do plantio.

17. Rabanete

Rabanete horta

O rabanete é uma hortaliça que chama atenção pelo seu sabor diferenciado, que une traços picantes e agridoces. Ele serve muito bem para dar uma realçada nos outros ingredientes de saladas.

Clima

Para um desenvolvimento melhor, é melhor cultivá-lo em temperaturas que variam do 8ºC até o 20ºC.

Luminosidade

Ele prefere a luz solar direta, mas pode ser cultivado em meia sombra se houver uma boa luminosidade.

Solo e irrigação

O melhor solo para o rabanete é o fofo, com matéria orgânica, fértil, com boa capacidade de drenagem e com pH superior a 5,5. Sua irrigação deve ser regular, pois o solo não pode ficar seco.

Plantio

É melhor que as sementes do rabanete sejam semeadas logo na área definitiva da horta. Outro ponto interessante é que elas podem ser plantadas entre as linhas de outras plantas, como pepino, ervilha, chicória, cenoura, etc.

Colheita

No geral, é possível colher de 25 a 32 dias os rabanetes de tamanho pequeno e de 60 a 80 dias os que são maiores.

18. Rúcula

Rúcula horta

A altura da rúcula pode variar de 10 cm até 30 cm no período de colheita. As suas folhas possuem um sabor bom para aqueles que curtem hortaliças mais amargas e picantes.

Clima

A rúcula se desenvolve melhor em temperaturas entre 16ºC e 22ºC, podendo até aguentar um clima mais frio.

Luminosidade

Durante inverno e outono, a rúcula pode ser cultivada com a luz solar direta. Contudo, no verão o indicado é que ela fique à meia sombra nas horas mais ensolaradas do dia.

Solo e irrigação

O solo para a rúcula precisa ter uma boa capacidade de drenagem, assim como tem que ser fértil e possuir bastante matéria orgânica; com um pH que varia de 6 até 7. Seu solo precisa sempre estar úmido, mas sem ser encharcado.

Plantio

As sementes podem ser plantadas já na área definitiva da horta, a sua profundidade não pode passar de 0,5 cm no solo. Elas geralmente começam a germinar de 4 a 8 dias após o plantio. Entre as plantas, o espaçamento é de 10 cm a 30 cm, e entre linhas é de 15 cm a 60 cm.

Colheita

Você pode realizar a colheita das folhas da rúcula de 20 a 65 dias após o plantio.

19. Salsa

Salsa horta

A salsa (ou salsinha) é uma das ervas mais utilizadas na culinária ocidental. Elas podem dar um gosto especial à comida, mas não devem ser consumidas em excesso, pois também possuem oxalatos na composição. 

Clima

A salsinha se adapta bem a diversos climas, mas costuma preferir temperaturas mais amenas que vão de 10ºC a 22ºC.

Luminosidade

Ela prefere a luz solar direta, mas pode ser cultivada em meia sombra se houver uma boa luminosidade. Entretanto, em locais mais quentes, ela deve ser mantida em ambientes frescos longe da luz do sol direta nas horas mais ensolaradas.

Solo e irrigação

A salsa é uma planta rústica, ou seja, pode se adaptar bem em solos pouco férteis. Contudo, prefira solos que sejam bem drenados e com bastante matéria orgânica, assim como com o pH entre 5,8 e 7,2. Seu solo precisa sempre estar úmido, mas sem ser encharcado.

Plantio

É possível cultivar a salsa em vasos e outros recipientes, mas prefira aqueles que sejam mais profundos, pois ela pode chegar a até 80 cm de altura se florescer. Além disso, a sua raiz pode passar dos 50 cm de profundidade.

Colheita

Você pode colher a salsa após 60 até 90 dias do plantio.

20. Taioba

Taioba horta

Muitas pessoas confundem a taioba com plantas da espécie taro. Ela pode servir tanto para a culinária quanto como planta ornamental.

Clima

A taioba prefere se desenvolver em climas mais quentes e com uma boa umidade, de preferência com temperaturas acima de 20ºC. Ela não se adapta bem a temperaturas baixas.

Luminosidade

Ela funciona bem tanto em luz do sol direta quanto em meia sombra.

Solo e irrigação

O melhor tipo de solo para a taioba é fértil, com matéria orgânica, bem drenado, com pH entre 5,8 e 6,3. Não plante a taioba em áreas muito argilosas ou muito compactadas. Por outro lado, a planta pode se adaptar bem em solos encharcados. Sendo assim, a irrigação deve ser frequente.

Plantio

Normalmente, o plantio é realizado a partir de partes dos cormos da taioba ou de rebentos nas laterais. Eles são adicionados em uma profundidade de 6 até 10 cm dentro do solo. O espaçamento entre as plantas pode ser de 40 a 50 cm e o entre as linhas de 1 metro.

Colheita

Pode-se realizar a colheita das folhas de 60 a 75 dias após a realização do plantio. Os cormos podem ser colhidos depois de 7 a 1 ano depois da plantação, podendo variar.

Cada região tem particularidades de clima e condições diferentes de plantio. 

Para facilitar a sua escolha, elaboramos uma grande lista organizada  por: região, mês/estação e tipo de verdura ou legume que se adaptará melhor as condições de onde você mora. 

Vamos começar pelo sudeste do Brasil e depois todas as outras regiões. 

O que plantar na horta na região sudeste do Brasil?

O clima da região sudeste brasileira é tropical atlântico para o litoral e tropical de altitude para as áreas de planalto, assim como o subtropical. A temperatura média no limite de São Paulo e Paraná fica nos 20ºC, mas em Minas Gerais pode chegar a 24ºC. As serras já possuem um clima mais frio, de 18º C no geral.  

Janeiro | Verão: 

  • Alface 
  • Berinjela 
  • Beterraba 
  • Brócolis 
  • Cebolinha 
  • Cenoura 
  • Coentro 
  • Couve-manteiga 
  • Couve-flor 
  • Rabanete 
  • Rúcula 
  • Salsinha 
  • Tomate

Fevereiro | Verão: 

  • Alface 
  • Almeirão 
  • Beterraba 
  • Brócolis 
  • Cebolinha 
  • Cenoura 
  • Couve-manteiga 
  • Couve flor 
  • Rabanete 
  • Rúcula
  • Salsinha

Março | Verão e Outono: 

  • Acelga 
  • Agrião 
  • Alface 
  • Almeirão 
  • Beterraba 
  • Brócolis 
  • Cebolinha 
  • Cenoura 
  • Chicória 
  • Couve-manteiga 
  • Couve flor
  • Espinafre 
  • Mostarda 
  • Rabanete 
  • Repolho 
  • Rúcula 
  • Salsinha

Abril | Outono: 

  • Acelga 
  • Agrião 
  • Alface 
  • Beterraba 
  • Brócolis 
  • Cebolinha 
  • Cenoura 
  • Chicória 
  • Couve-manteiga 
  • Espinafre 
  • Mostarda 
  • Rabanete 
  • Repolho 
  • Rúcula 
  • Salsinha

Maio | Outono: 

  • Acelga 
  • Agrião 
  • Alface 
  • Almeirão 
  • Beterraba 
  • Brócolis 
  • Cebolinha 
  • Cenoura 
  • Chicória 
  • Couve-manteiga 
  • Espinafre 
  • Mostarda 
  • Rabanete 
  • Repolho 
  • Rúcula
  • Salsinha

Junho | Outono e Inverno:

  • Acelga 
  • Agrião 
  • Alface 
  • Almeirão 
  • Beterraba 
  • Brócolis 
  • Cebolinha 
  • Cenoura 
  • Chicória 
  • Couve-manteiga
  • Espinafre 
  • Mostarda 
  • Rabanete 
  • Repolho 
  • Rúcula 
  • Salsinha 
  • Tomate

Julho | Inverno: 

  • Acelga 
  • Agrião 
  • Alface 
  • Almeirão 
  • Beterraba 
  • Brócolis 
  • Cebolinha 
  • Cenoura 
  • Chicória 
  • Couve-manteiga 
  • Espinafre 
  • Mostarda 
  • Rabanete 
  • Repolho 
  • Rúcula 
  • Salsinha 
  • Tomate 

Agosto | Inverno: 

  • Acelga 
  • Agrião 
  • Alface 
  • Almeirão 
  • Beterraba 
  • Brócolis 
  • Cebolinha 
  • Cenoura 
  • Chicória 
  • Coentro 
  • Couve-manteiga 
  • Espinafre 
  • Mostarda 
  • Rabanete 
  • Rúcula 
  • Salsinha 
  • Tomate

Setembro | Inverno e Primavera:

  • Acelga 
  • Agrião 
  • Alface 
  • Berinjela 
  • Beterraba 
  • Brócolis
  • Cebolinha 
  • Cenoura 
  • Chicória 
  • Coentro 
  • Couve-manteiga 
  • Mostarda 
  • Rabanete 
  • Rúcula 
  • Salsinha 
  • Tomate

Outubro | Primavera: 

  • Acelga 
  • Alface 
  • Berinjela 
  • Beterraba 
  • Brócolis 
  • Cebolinha 
  • Cenoura 
  • Coentro 
  • Couve-manteiga 
  • Rabanete 
  • Rúcula 
  • Salsinha 
  • Tomate

Novembro | Primavera: 

  • Acelga 
  • Alface 
  • Berinjela 
  • Beterraba 
  • Brócolis 
  • Cebolinha 
  • Cenoura 
  • Chicória 
  • Coentro 
  • Couve-manteiga 
  • Rabanete 
  • Rúcula 
  • Salsinha 
  • Tomate

Dezembro | Primavera e Verão: 

  • Acelga 
  • Alface 
  • Berinjela 
  • Beterraba 
  • Brócolis 
  • Cebolinha 
  • Cenoura 
  • Coentro 
  • Couve-manteiga 
  • Rabanete
  • Rúcula 
  • Salsinha 
  • Tomate

O que plantar na horta na região norte do Brasil?

Os climas da região norte são o equatorial e o tropical, com temperaturas altas e uma grande umidade o ano inteiro. De maio até dezembro as chuvas são ainda mais frequentes, enquanto de junho a novembro é possível sentir o tempo mais seco.

Janeiro | Verão: 

  • Bertalha 
  • Cenoura 
  • Couve flor 
  • Taioba 

Fevereiro | Verão: 

  • Bertalha 
  • Cenoura 
  • Couve flor 
  • Taioba

Março | Verão e Outono: 

  • Bertalha 
  • Cenoura 
  • Chicória 
  • Espinafre 
  • Rabanete 
  • Taioba

Abril | Outono: 

  • Agrião 
  • Almeirão 
  • Berinjela 
  • Bertalha 
  • Brócolis 
  • Cebolinha 
  • Chicória 
  • Coentro 
  • Couve-manteiga 
  • Espinafre 
  • Rabanete 
  • Taioba 

Maio | Outono: 

  • Agrião 
  • Almeirão 
  • Berinjela 
  • Bertalha 
  • Brócolis 
  • Cebolinha 
  • Chicória 
  • Coentro 
  • Couve-manteiga 
  • Espinafre 
  • Rabanete 
  • Taioba

Junho | Outono e Inverno:

  • Agrião
  • Almeirão 
  • Berinjela 
  • Bertalha 
  • Brócolis 
  • Cebolinha 
  • Chicória 
  • Coentro 
  • Couve-manteiga 
  • Rabanete 
  • Taioba

Julho | Inverno: 

  • Agrião 
  • Almeirão 
  • Berinjela 
  • Bertalha 
  • Brócolis 
  • Cebolinha 
  • Chicória 
  • Coentro 
  • Couve-manteiga 
  • Rabanete 
  • Taioba

Agosto | Inverno: 

  • Almeirão 
  • Berinjela 
  • Bertalha 
  • Cebolinha 
  • Chicória 
  • Coentro 
  • Rabanete 
  • Salsa 
  • Taioba

Setembro | Inverno e Primavera:

  • Bertalha 
  • Cebolinha 
  • Coentro 
  • Taioba

Outubro | Primavera: 

  • Bertalha 
  • Cenoura 
  • Taioba 

Novembro | Primavera: 

  • Bertalha 
  • Cenoura 
  • Couve flor 
  • Taioba 

Dezembro | Primavera e Verão: 

  • Bertalha 
  • Cenoura 
  • Couve flor
  • Taioba

O que plantar na horta na região sul do Brasil?

Na região sul brasileira, o clima é temperado, subtropical e tropical. A temperatura média geral varia de 14ºC até 22ºC. Já nas regiões que ultrapassam os 1,1 mil metros acima do nível do mar, a média está em cerca de 10ºC.

Janeiro | Verão: 

  • Berinjela 
  • Bertalha 
  • Beterraba 
  • Cebolinha 
  • Cenoura 
  • Coentro

Fevereiro | Verão: 

  • Agrião 
  • Almeirão 
  • Bertalha 
  • Cebolinha 
  • Chicória 
  • Couve 
  • Couve flor 
  • Espinafre

Março | Verão e Outono: 

  • Agrião 
  • Alho poró 
  • Almeirão 
  • Beterraba 
  • Cebolinha 
  • Chicória 
  • Couve-manteiga 
  • Couve flor 
  • Espinafre 
  • Rabanete 
  • Rúcula 
  • Salsa

Abril | Outono: 

  • Agrião 
  • Alho poró 
  • Almeirão 
  • Beterraba 
  • Cebolinha 
  • Chicória 
  • Couve-manteiga 
  • Couve flor 
  • Espinafre 
  • Rabanete 
  • Rúcula 
  • Salsa

Maio | Outono: 

  • Agrião 
  • Alho 
  • Alho poró
  • Almeirão 
  • Beterraba 
  • Cebolinha 
  • Chicória 
  • Couve-manteiga 
  • Couve flor 
  • Espinafre 
  • Rabanete 
  • Rúcula 
  • Salsa

Junho | Outono e Inverno:

  • Agrião 
  • Alho 
  • Alho poró 
  • Almeirão 
  • Beterraba 
  • Chicória 
  • Couve 
  • Couve flor 
  • Espinafre 
  • Rabanete 
  • Rúcula 
  • Salsa

Julho | Inverno: 

  • Agrião 
  • Almeirão 
  • Beterraba 
  • Cebolinha 
  • Chicória 
  • Couve 
  • Espinafre 
  • Rabanete 
  • Rúcula 
  • Salsa

Agosto | Inverno: 

  • Agrião 
  • Almeirão 
  • Beterraba 
  • Cebolinha 
  • Chicória 
  • Couve-manteiga 
  • Espinafre 
  • Rabanete 
  • Rúcula 
  • Salsa

Setembro | Inverno e Primavera:

  • Agrião 
  • Almeirão 
  • Berinjela 
  • Bertalha
  • Cebolinha 
  • Coentro 
  • Espinafre 
  • Taioba 
  • Salsa

Outubro | Primavera: 

  • Agrião 
  • Almeirão 
  • Berinjela 
  • Bertalha 
  • Beterraba 
  • Brócolis 
  • Cebolinha 
  • Coentro 
  • Taioba

Novembro | Primavera: 

  • Berinjela 
  • Bertalha 
  • Beterraba 
  • Brócolis 
  • Cebolinha 
  • Cenoura 
  • Coentro 
  • Taioba 

Dezembro | Primavera e Verão: 

  • Berinjela 
  • Bertalha 
  • Beterraba 
  • Brócolis 
  • Cebolinha 
  • Cenoura 
  • Coentro

O que plantar na horta na região nordeste do Brasil?

Os climas na região nordeste do Brasil são: tropical úmido, cuja temperatura pode variar de 25ºC a 31ºC; tropical semiárido, com média de 27ºC a 31ºC; tropical, temperaturas mais amenas entre 18ºC e 26ºC; equatorial úmido, com muita chuva e temperatura entre 25ºC e 27ºC.

Janeiro | Verão: 

  • Berinjela 
  • Bertalha 
  • Brócolis 
  • Cenoura 
  • Coentro 
  • Taioba

Fevereiro | Verão: 

  • Almeirão 
  • Berinjela 
  • Bertalha 
  • Brócolis 
  • Cenoura 
  • Coentro 
  • Chicória
  • Taioba

Março | Verão e Outono: 

  • Agrião 
  • Almeirão 
  • Berinjela 
  • Cebolinha 
  • Cenoura 
  • Chicória 
  • Coentro 
  • Espinafre 
  • Rabanete 
  • Rúcula 
  • Salsa 
  • Taioba

Abril | Outono: 

  • Agrião 
  • Almeirão 
  • Berinjela 
  • Beterraba 
  • Cebolinha 
  • Chicória 
  • Coentro 
  • Couve-manteiga 
  • Espinafre 
  • Rabanete 
  • Rúcula 
  • Salsa 
  • Taioba

Maio | Outono: 

  • Agrião 
  • Alho 
  • Alho poró 
  • Almeirão 
  • Berinjela 
  • Beterraba 
  • Cebolinha 
  • Chicória 
  • Coentro 
  • Couve 
  • Espinafre 
  • Rabanete 
  • Rúcula 
  • Salsa 
  • Taioba

Junho | Outono e Inverno:

  • Agrião 
  • Alho poró 
  • Almeirão 
  • Berinjela 
  • Beterraba
  • Cebolinha 
  • Chicória 
  • Coentro 
  • Couve 
  • Espinafre 
  • Rabanete 
  • Rúcula 
  • Salsa 
  • Taioba

Julho | Inverno: 

  • Agrião 
  • Almeirão 
  • Berinjela 
  • Beterraba 
  • Cebolinha 
  • Chicória 
  • Coentro 
  • Couve-manteiga 
  • Espinafre 
  • Rabanete 
  • Rúcula 
  • Salsa 
  • Taioba

Agosto | Inverno: 

  • Agrião 
  • Almeirão 
  • Berinjela 
  • Beterraba 
  • Chicória 
  • Coentro 
  • Espinafre 
  • Rabanete 
  • Rúcula 
  • Salsa 
  • Taioba

Setembro | Inverno e Primavera:

  • Agrião 
  • Berinjela 
  • Bertalha 
  • Coentro 
  • Taioba

Outubro | Primavera: 

  • Berinjela 
  • Bertalha 
  • Brócolis 
  • Cenoura 
  • Coentro 
  • Taioba

Novembro | Primavera: 

  • Berinjela
  • Bertalha 
  • Brócolis 
  • Cenoura 
  • Coentro 
  • Couve flor 
  • Taioba

Dezembro | Primavera e Verão: 

  • Berinjela 
  • Bertalha 
  • Brócolis 
  • Cenoura 
  • Coentro 
  • Couve flor 
  • Taioba

O que plantar na horta na região centro oeste do Brasil?

O clima na região centro oeste é tropical semiúmido, o que significa que seu inverno é bem seco e seu verão quente e úmido. No período mais frio, a temperatura pode ser até de 15ºC e no mais quente ela pode chegar até 40ºC.

Janeiro | Verão: 

  • Berinjela 
  • Bertalha 
  • Brócolis 
  • Cenoura 
  • Coentro 
  • Taioba

Fevereiro | Verão: 

  • Almeirão 
  • Berinjela 
  • Bertalha 
  • Cenoura 
  • Coentro 
  • Couve-manteiga

Março | Verão e Outono: 

  • Agrião 
  • Alho 
  • Almeirão 
  • Bertalha 
  • Cenoura 
  • Coentro 
  • Couve-manteiga 
  • Espinafre 
  • Rúcula 
  • Salsa

Abril | Outono: 

  • Agrião 
  • Alho 
  • Alho poró 
  • Almeirão 
  • Bertalha 
  • Beterraba
  • Cebolinha 
  • Chicória 
  • Coentro 
  • Couve-manteiga 
  • Espinafre 
  • Rabanete 
  • Rúcula 
  • Salsa

Maio | Outono: 

  • Agrião 
  • Alho poró 
  • Almeirão 
  • Bertalha 
  • Beterraba 
  • Cebolinha 
  • Chicória 
  • Couve 
  • Espinafre 
  • Rabanete 
  • Rúcula 
  • Salsa

Junho | Outono e Inverno:

  • Agrião 
  • Alho poró 
  • Almeirão 
  • Bertalha 
  • Beterraba 
  • Cebolinha 
  • Chicória 
  • Couve-manteiga 
  • Espinafre 
  • Rabanete 
  • Rúcula 
  • Salsa

Julho | Inverno: 

  • Agrião 
  • Almeirão 
  • Bertalha 
  • Beterraba 
  • Cebolinha 
  • Couve-manteiga 
  • Espinafre 
  • Rabanete 
  • Rúcula 
  • Salsa

Agosto | Inverno: 

  • Almeirão 
  • Berinjela 
  • Bertalha 
  • Beterraba
  • Cebolinha 
  • Coentro 
  • Espinafre 
  • Rabanete 
  • Salsa

Setembro | Inverno e Primavera:

  • Berinjela 
  • Bertalha 
  • Coentro 
  • Rabanete 
  • Taioba

Outubro | Primavera: 

  • Berinjela 
  • Bertalha 
  • Brócolis 
  • Cenoura 
  • Coentro 
  • Couve flor 
  • Taioba 

Novembro | Primavera: 

  • Berinjela 
  • Bertalha 
  • Brócolis 
  • Cenoura 
  • Coentro 
  • Couve flor 
  • Taioba

Dezembro | Primavera e Verão: 

  • Berinjela 
  • Bertalha 
  • Brócolis 
  • Cenoura 
  • Coentro 
  • Couve flor 
  • Taioba

Conclusão

Ao longo do ano, é possível plantar uma variedade de verduras e legumes em  sua horta e aproveitar todos os seus benefícios. 

Algumas hortaliças como a beterraba, cebolinha, couve-manteiga, rabanete,  rúcula e salsinha são ótimas opções a serem plantadas quase o ano inteiro. 

Vale lembrar que a época de plantio pode auxiliar na escolha e planejamento da  horta. 

Em sua própria horta, aproveite para testar e experimentar outras opções de  plantio de hortaliças, assim como plantar em diferentes épocas. 

Confira mais opções e dicas de plantio no Catálogo Brasileiro de Hortaliças – Saiba Como Aproveitar 50 das Espécies mais Comercializadas no País.

O clima, o preparo e manejo da terra, a adubação e manutenção fazem parte do  processo de cultivo. Por isso, teste, pesquise, observe e analise a qualidade da  muda ou a qualidade da semente no momento da compra. 

E principalmente, não esqueça de se divertir cultivando alimentos de qualidade  para seu próprio consumo.


Gostou do artigo?

Compartilhe e nos ajude a trazer cada vez mais novidades.
Também confira mais conteúdos em nosso blog!


Rolar para cima
Para proporcionar a melhor experiência em nosso site utilizamos cookies.
Continuar